Utilidades para as aulas à distância.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021 · Temas: ,

Na próxima segunda-feira recomeçam as aulas, na modalidade do "à distância". E é curioso que apesar de tanta apologia e apelo à propagação de dita sociedade digital, no que toca às aulas e ao ensino, aquela se reduza aquela a um remedeio e não a uma solução e caminho de futuro. É sinal que o verdadeiro ensino vinga nos bancos da escola e, apesar da tecnologia, quer deve caminhar de modo paralelo, a sua essência ainda se molda pelo mesmo paradigma de décadas. Mas, dito isto, vamos ao que interessa... temos aqui algumas sugestões e soluções para resolver algumas dificuldades técnicas no ensino "à distância":

  • Problema #1 - não tenho webcam - se não possuíres um computador com webcam, poderás usar a câmara do telemóvel na sua substituição. Assim, se estiveres a executar o Windows e utilizar um telemóvel Android, um dos métodos mais fáceis (via sem fios ou usb) é utilizar uma aplicação chamada DroidCam.

  • Problema #2 - tenho dados limitados e/ou rede fraca - neste caso procura ser muito assertivo no uso da Internet (...) Começa por diminuir a qualidade da câmara do computador para uma resolução de receção e envio mais fraca. Podes também ativar a poupança de dados no telemóvel: Definições > Rede e Internet > Poupança de dados.















  • Problema #3 - o pc está no meu quarto que está numa barafunda permanente - neste caso deves apelar à inteligência artificial, mas do Meet... Nas definições da câmara, altera o fundo para um mais... vá lá, digno de se ver. Não te esqueças que para o efeito, terás de cumprir um dos princípios básicos das emissões em direto, a correta iluminação. Quanto melhor te auto iluminares, melhor o efeito especial; mas não te entusiasmes...



Deixa um comentário