Janeiro, fevereiro e março.

sábado, 4 de abril de 2020 · Temas:

Da análise global do comportamento dos valores de temperatura e precipitação registados pela estação meteorológica da ESL ao longo dos meses de janeiro, fevereiro e março, destaca-se os elevados valores de temperaturas máximas e a pouca precipitação registada ao longo do mês de fevereiro.

Detalhando, os valores médios de temperatura em janeiro e março não superiorizaram os respetivos valores de referência (média de 2012-2019), foram até ligeiramente inferiores. Contudo, fevereiro ultrapassou aquele valor de referência em larga medida, apresentado um valor médio 1,9ºC superior. Embora março em termos térmicos também se desvie do valor de referência (de 13,1ºC), a volatilidade deste mês de transição dota neste desvio alguma tolerância, sem surpreender. As temperaturas máximas registadas em janeiro, e sobretudo em fevereiro, são inéditas pelo seu valor e pelo período de tempo que ocupam.

Quanto à precipitação ao longo dos três meses, verificou-se que ocorreu concentrada em três períodos diferentes. Fevereiro, a par do seu comportamento térmico, apresentou valores baixos em relação à média do mês, choveu duas vezes menos.

Deixa um comentário