A temperatura e a chuva na ESL em 2019.

terça-feira, 21 de janeiro de 2020 · Temas:

Fizemos a análise comparativa dos dados de precipitação e temperatura registados pela estação meteorológica da ESL em 2019, com a média de cada mês, obtida no período de 2012 a 2019.


Registamos vários desvios térmicos à média, maiores na primeira metade do ano, que chegam a ultrapassar os 2ºC em fevereiro e junho. Em suma, o verão foi neste ano mais fresco e o inverno mais quente em relação à média referida.

No que à precipitação diz respeito, verificou-se nos primeiros meses (janeiro, fevereiro, março e maio) do ano uma precipitação inferior à média, ao passo que os três últimos, ultrapassaram, em muito, as médias respetivas.



Analisando apenas a evolução das médias de temperatura mensais ao longo do ano desde 2012, o primeiro ano do qual temos registo, verificamos ligeiras oscilações, sobretudo durante os meses de primavera e verão que, aparentemente, não perfilam uma tendência de subida ou descida de valores médios.



No que respeita à precipitação, verificamos nestes anos de análise (à qual retiramos 2012 por ausência de alguns dados), um pico de precipitação acumulada no mês de janeiro e novembro. Por outro lado, o mês mais seco é julho.

Não obstante a regularidade pluviométrica mediterrânica, houve anos cujo fenómeno quase não aconteceu, como foi o caso de 2014, ou, por outro lado, onde surgiu com intensidade, como é o caso dos anos 2016 ou o final de 2019. Aqui, a definir um padrão, optaríamos por aquele que se liga aos picos de ocorrência, em alternância com períodos secos, independentemente da estação do ano.

Share to Facebook Share to Twitter Email This Pin This

Deixa um comentário