A temperatura e a chuva na ESL em 2019.

terça-feira, 21 de janeiro de 2020 · Temas:

Fizemos a análise comparativa dos dados de precipitação e temperatura registados pela estação meteorológica da ESL em 2019, com a média de cada mês, obtida no período de 2012 a 2019.


Registamos vários desvios térmicos à média, maiores na primeira metade do ano, que chegam a ultrapassar os 2ºC em fevereiro e junho. Em suma, o verão foi neste ano mais fresco e o inverno mais quente em relação à média referida.

No que à precipitação diz respeito, verificou-se nos primeiros meses (janeiro, fevereiro, março e maio) do ano uma precipitação inferior à média, ao passo que os três últimos, ultrapassaram, em muito, as médias respetivas.



Analisando apenas a evolução das médias de temperatura mensais ao longo do ano desde 2012, o primeiro ano do qual temos registo, verificamos ligeiras oscilações, sobretudo durante os meses de primavera e verão que, aparentemente, não perfilam uma tendência de subida ou descida de valores médios.



No que respeita à precipitação, verificamos nestes anos de análise (à qual retiramos 2012 por ausência de alguns dados), um pico de precipitação acumulada no mês de janeiro e novembro. Por outro lado, o mês mais seco é julho.

Não obstante a regularidade pluviométrica mediterrânica, houve anos cujo fenómeno quase não aconteceu, como foi o caso de 2014, ou, por outro lado, onde surgiu com intensidade, como é o caso dos anos 2016 ou o final de 2019. Aqui, a definir um padrão, optaríamos por aquele que se liga aos picos de ocorrência, em alternância com períodos secos, independentemente da estação do ano.

Deixa um comentário