O vento e a sensação de frio.

domingo, 13 de janeiro de 2019 · Temas: ,

O frio que nos tem afetado nos últimos dias deve-se a uma massa de ar continental e seca, motorizada por um anticiclone que se centrou no norte do Golfo da Biscaia. Mas, se o frio perdura há mais de uma semana, é nos últimos dias que de desconforto se agravou, dado o aumento da velocidade e intensidade do vento. Esta aliança entre o vento e o frio tem um nome técnico, wind chill, e é passível de ser calculada, com recurso aos valores daquelas variáveis.

Wind Chill - MeteoESL 11 janeiro 2019

Por exemplo: no passado dia 11 de janeiro, pelas 4:29h, a temperatura medida na estação meteorológica da ESL foi de 3,8ºC e o vento registava uma velocidade de 28 kms/h. Aplicando a fórmula do arrefecimento por via do vento (wind chill=13,12+(0,6215*T)-(11,37*V^0,16)+(0,3965*T*V^0,16), a sensação térmica foi de -1,3ºC.

Ou seja, no dia 11, durante toda a madrugada e manhã, o vento soprou com intensidade e veloz, provocando sensações de temperatura inferiores às medidas pelo termómetro da estação meteorológica da ESL.

Para elaboráramos o gráfico anterior, criamos uma folha de cálculo para calcular o wind chill do dia 11 de janeiro. Ora, como tivemos dificuldade em encontrar algo semelhante na Internet, construímo-la e partilhamos para quem a queira dar uso.

Deixa um comentário