I Jornadas de Turismo da ESL.

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018 · Temas: ,

Há anos que sonhávamos materializar esta ideia: potencializar turisticamente o Vale da Ribeira de Borba, que é geograficamente confinante com a Escola Secundária da Lixa. Estamos ainda na fase das ideias de um projeto de longo prazo, com 3 anos de duração, paralelo à duração do Curso Profissional de Turismo Ambiental e Rural, de nível secundário. Prevê-se criar um circuito turístico e ambiental, dotado de pontos de interesse, e um outro, mais curto, equestre, também recheado de atrativos.

Circuito Pedestre

Se o primeiro contempla miradouros, workshops ligados à fusão do “vinho e mel”, algum desporto aventura e familiar, ou a simples fruição da natureza, o segundo, aparentemente mais ambicioso (engane-se), liga a paisagem, enquanto produto turístico, aos passeios a cavalo. Ousado? Certo. Mas possível.

Circuito Equestre

Mais, preconiza-se que os percursos traçados nos mapas, sejam executados pelos nossos alunos de Turismo Ambiental e Rural, num futuro próximo, em várias línguas, públicos-alvo, em função do seu amadurecimento pedagógico. Em última análise, a área de trabalho, poderá ser a pedra-de-toque à motivação das famosas PAP´s de final de curso, e porque não, do futuro profissional. Afinal, com tanta matéria prima próxima, literalmente do outro lado da rua, temos mesmo de ficar dentro de uma sala sem PC, há meses, ainda para mais virada a norte?

Por último, e em abono da verdade, trata-se de um projeto de equipa, um projeto do Curso de Turismo Ambiental e Rural, do seu aplicado Conselho de Turma (10ºF), no qual depositamos uma fé imensa, até porque estamos fartos do famoso “chapa 5”.

Pontos de Interesse

Deixa um comentário