Critérios de seleção.

quarta-feira, 22 de novembro de 2017 · Temas:

Já tínhamos publicado no Classroom os critérios de elegibilidade e seleção dos alunos participantes nas várias viagens do programa Erasmus+. Mas, pela necessidade de dar continuidade à transparência do enorme processo implícito, aqui fazemos, também, a publicação dos mesmos. Serve como consulta e base de trabalho para quem quiser partir à aventura do “mar da papelada e pormenores de toda a espécie”.

CritériosSeleção Ima

Deixem-nos desabafar. Ouvimos, nestes últimos dias, e após a nossa chegada de Bucareste, muito deste género: “-Que tal as férias?” ou “Ah! Viagens, sim senhor…”. Entendemos…, mas há quem não entenda e, para tal, ficam uns números:


  • Toda a papelada implicada na conquista internacional, se for bem pesada, e sem exageros, deve rondar cerca de 1 quilograma.
  • O número de emails trocados em inglês com os nossos parceiros, e se não nos falhou nenhum, vai em 428.
  • As verbas que obtivemos, para realizar 7 viagens com 12 alunos, mais a receção durante uma semana, de 25 alunos e professores estrangeiros, na qual seremos anfitriões, ronda os 22 mil euros. Verba que requer muita ginástica e criatividade financeira.
  • Reuniões com Encarregados de Educação, e até ao momento: 2.
  • Há também: variadas publicações, que implicam a publicação de artigos escritos, edição de fotografias, vídeos (tudo de carácter obrigatório).
  • Somos obrigados a criar e alimentar duas páginas de Facebook, uma de Etwinning, e um Blogue de divulgação, com links para a página do AE Lixa.
  • Os alunos implicados terão de criar páginas pessoais de Etwinning, de modo a estabelecer contactos com os parceiros estrangeiros.
  • Horas de trabalho: dezenas…


Enfim! Não parece, mas na verdade, ainda não iniciamos a essência do projeto, que implica o que mais interessa: o contacto entre alunos de culturas e línguas diferentes, num ambiente zelado por professores, sob a égide de um tema: a igualdade. Quando começarmos, aqui daremos conta, e números serão diferentes.

Deixa um comentário