Daqui a uns anos, este regozijo vai parecer anacrónico, porque comum, e na verdade, o Classroom não é um assunto novo aqui no Geopalavras. Já aqui o destacamos, por adivinharmos muito do seu potencial, e agora, que segue embalado ao ritmo do conteúdo das várias disciplinas, com tarefas, alertas, “TêPêCês”, e coisas de interesse, ou não, está na altura de fazer um pequeno balanço. Isto, até porque prometemos realizar uma espécie de micro formação sobre a plataforma, a quem interessado, com base na experiência adquirida.
Comecemos pelos números. Pegando no exemplo da turma 10ºC, cujos alunos, como era de esperar, absorveram perfeitamente a tecnologia, temos 31 alunos inscritos (a totalidade da turma), 5 professores e 6 encarregados de educação, até ao momento.
Através da plataforma, já se marcaram: um sábado diferente, atividades variadas e reuniões, e várias tarefas que, por serem visíveis a todos os alunos e professores, podem calendarizadas com bom senso, sendo que cada uma pode ser alvo de uma avaliação e ou comentário, particular ou não. Mais, os materiais e recursos de cada disciplina, avolumam-se, a par das informações prestadas pela Diretora de Turma. Todas estas informação chegam às caixas de correio eletrónico de cada encarregado de educação aderente, de uma forma imediata.
Ainda; através do Google Forms, é possível criar questionários e anexa-los às tarefas, com um prazo temporal definido. Por último, e também já por aqui realçado, esta plataforma conta com uma “app” para android, e ios, que dita muito do sucesso e alcance estudantil da mesma. A investir!