Sobre a temperatura e precipitação de 2016.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017 · Temas: ,

O findo ano de 2016 foi caraterizado por temperaturas médias elevadas, períodos de muita precipitação, escassa ou até mesmo nula. Metodologicamente, trabalhamos os sobre os dados registados pelo Weather Undergound, e debitados pela MeteoESL,  calculando as médias mensais de temperatura e os totais mensais de precipitação de cada mês de 2016. Por sua vez, confrontamos estes valores aos compreendidos entre os anos de 2012 e 2016, período de referência, que estabelece a média de temperatura e de pluviosidade mensal da estação meteorológica da Escola Secundária da Lixa.

Comportamento térmico e de precipitação de 2016

O realce da comparação cai na temperatura média de 2016 que, com exceção do mês de março, foi sempre superior à media de referência, tendo,  inclusivamente, no mês julho, excedido em 4,2ºC este valor.

A precipitação surgiu contrastada, com com uma temporada de inverno / primavera amplamente chuvosa, e um verão / outono com precipitações inferiores à média. Destaque-se o valor de pluviosidade de janeiro, que atingiu os 500,4 mm,  o nulo do mês de julho, ou os 6,3 mm de agosto.

Em suma, verificamos que a temperatura média de 2016 superou a média de referência, sobretudo no estio; a precipitação foi muito superior aos valores médios na primeira metade do ano e, de um modo geral, inferior na restante.

Deixa um comentário