Sobre o vinho verde.

domingo, 7 de fevereiro de 2016 · Temas:

Quem percorre diariamente os emaranhados caminhos por entre as leiras e o povoamento disperso da região do Sousa, nota uma diferença: uma reocupação agrícola do campo com a vinha da região. De facto, o Vinho Verde mostrou-se no estrangeiro, através de uma política sustentada em promoções e estratégias de marketing, que aproveitam, que o impulsionaram em paragens remotas como a Califórnia ou até mesmo o Japão.

Este novo impulso proporcionado pela exportação, que absorve neste momento cerca de metade da produção dos vinhos verdes, reabilitou muros, socalcos e plátanos que, durante décadas assistiram a técnica do enforcado nesta produção vitivinícola. Contudo, a promiscuidade produtiva parece dar lugar à introdução novas técnicas que transformam paulatinamente a paisagem, criando novos espaços mono produtivos, numa região que nunca os viu. É um processo interessante, que prova que uma boa gestão comercial, neste caso de uma secular região demarcada, se reflete na economia e na paisagem.

O vídeo resulta de uma entrevista ao programa Página 2 da RTP2, na passada sexta-feira, feita ao  Presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, Manuel Pinheiro, que fala assertivamente dos méritos recentes desta fileira da produção vitivinícola.

Deixa um comentário