Pelos caminhos de S. Tiago.

terça-feira, 12 de maio de 2015 · Temas:

Há uma máxima oriental que diz que «o caminho é feito a andar». Compreendemos, concordamos e dela faremos apologia no próximo Sábado Diferente, que se realiza já no próximo dia 16 de maio, num ato de fé que inverterá a lógica caminhada de S. Tiago rumo a norte, e nos porá em sentido contrário, de Vila do Conde a terras do Leça. Estranho? Não!

Vieira S.Tiago

Na verdade, há muito que andamos entusiasmados com a ideia e decidimos experimentar o potencial turístico dos caminhos de S. Tiago nacionais, sobretudo dum novo, desbravado por peregrinos alemães, que ruma à Catedral galega literalmente encostado ao mar. É uma tendência recente, amenizada pela brisa e impulsionada pelos arranjos e intervenções urbanísticas, na outrora maltratada e poluída costa norte de continental.

O impulso de fé, e também turístico, levar-nos-á ainda mais longe. Já em Matosinhos, aguardaremos por intervenção divina, que nos transporte às movimentadas e cosmopolitas ruas do Porto ao sábado à noite, pejadas de turistas e de pontos de interesse, para o necessário alimento e fruição.

Do relato deste Sábado Diferente daremos conta em breve, acompanhado de espirituais fotografias ou imagens animadas, com os protagonistas do costume.


Fonte: Jornal Público de 4 de agosto de 2014.

Deixa um comentário