Atividade: investigação biogeográfica.

terça-feira, 5 de maio de 2015 · Temas: ,

Ora aqui está uma deliciosa tarefa biogeográfica para arrumar com o que sobra do calendário deste ano letivo. É uma missão que te porá a observar e fotografar árvores, ou a falta delas, e com a qual elaborarás um pequeno artigo jornalístico, altamente valorizado, com muitas muitas conclusões e soluções, esperemos.

Montado

Como aprendemos em aulas passadas, o clima tem uma enorme influência sobre o tipo de vegetação existente. As árvores, que são o espelho dessa relação, podem-nos indiciar o maior ou menor grau de pluviosidade ou de horas de luz solar de uma determinada região.

 Folha de oliveiraFolha de carvalho

De facto, as árvores de folha caduca gostam de muita água e as suas folhas, grandes, aproveitam a luz apenas no período mais quente do ano. As árvores de folha persistente, com folhas pequenas, têm características xerófilas pois estão adaptadas à secura (visível, por exemplo, nos seus troncos grossos e rugosos) e precisam de muita luz durante todo o ano. Ora, perante estas curiosidades, propomos-te umas tarefas de investigação foto-jornalística que se passam a enumerar:

1ªTarefa

2ªTarefa

Como se referiu, as árvores de folha caduca, vêem as folhas cair no outono, despindo-se totalmente da sua cobertura verde. Neste período mais frio, as árvores entram num estado “hibernante” pois não há tanta luz solar para realizar a fotossíntese. Entre várias espécies, podemos destacar os carvalhos, castanheiros, plátanos, tílias, choupos, etc.

Folha caduca

As árvores de folha persistente, árvores que mantêm sempre o mesmo aspecto ao logo do ano, apresentam características xerófilas, ou seja, estão adaptadas a um período de grande secura. Entre varias espécies, podemos destacar as oliveiras, azinheiras, pinheiros mansos, sobreiros, eucaliptos, laranjeiras, etc.

Folha persistente

3ªTarefa

A ficha de suporte desta tarefa individual de foto-reportagem consta no Geoarquivo e contém uma planta base da EBLC com as respetivas legendas. Após o devido preenchimento da plantas (duas) de acordo com as respetivas legendas, deverás criar um pequeno artigo jornalístico (com fotografias) onde relates as conclusões da investigação, as entrevistas realizadas e as soluções ponderadas.

Ficha

Por último, já sabes, o Geopalavras possui recursos e contactos que te permitem tirar todas as dúvidas para a boa realização desta tua nova tarefa. Bom trabalho!

Deixa um comentário