É com o fascínio da descoberta que falamos desta técnica, em inglês stereophotogrammetry, que cria coordenadas tridimensionais de objetos, espaços ou até mesmo edifícios, recorrendo a várias imagens dos mesmos, obtidas de diferentes ângulos, nas quais se procura obter pontos comuns, e cuja triangulação permite construir uma imagem tridimensional do objeto em causa 1.
Na verdade, foi isto que fizemos / fazemos, reduzidos à nossa escala, com a iniciativa Geopalavras 360º. E é isto que a Google anda a fazer um pouco por todo o mundo, tornando cidades em enormes espaços tridimensionais; impressionante! Segundo o blog oficial do Google Earth, isto só é possível «thanks to a combination of our new imagery rendering techniques and computer vision that let us automatically create 3D cityscapes».
Refira-se que Portugal já conta, até à data, com algumas cidades onde esta técnica foi aplicada: Caldas da Rainha, Óbidos, Santarém, Torres Vedras, Évora e Sines. Os links são para o Google Maps, mas é no Google Earth que se pode desfrutar em pleno deste 3D.
Fontes.
1 http://en.wikipedia.org/wiki/Photogrammetry
http://google-latlong.blogspot.pt/2012/06/never-ending-quest-for-perfect-map.html