À distribuição da população por unidade de superfície denominamos por densidade populacional. Os dados que permitem o seu cálculo baseiam-se em estatísticas da população, tais com os censos, que nos fornecem a informação do total de habitantes de uma determinada área geográfica.
Um outro método de calcular aproximadamente aquele indicador, é utilizando imagens de detecção remota por satélite, que permitem melhorar muito o conhecimento desta distribuição da população humana. Assim, partindo do censo, é possível cruzar este tipo de informação e aperfeiçoar a densidade da população estimada numa área definida.
Recentemente, cientistas internacionais, utilizaram antenas que permitem a comunicação entre telemóveis, para obter este tipo de estimativas de forma mais económica, rápida e precisa. Para realizar o estudo, os cientistas utilizaram milhões de registos de chamadas móveis fornecidos por operadores de telecomunicações móveis de Portugal e França.
O mapa criado com os dados referido permite concluir duas cisas: as grandes cidades portuguesas esvaziam-se em julho e agosto, com toda a gente fugir para as praias, sobretudo as do Algarve. A maioria dos portugueses trabalha em meio urbano e, ao fim-de-semana, muitos citadinos vão passear para o campo ou a serra.
Fonte: Jornal Público – 24 de novembro de 2014