A União Europeia conta, a partir de hoje, com mais um estado membro. Trata-se da Croácia, um país da Região dos Balcãs (cordilheira montanhosa que atravessa vários países da Península Balcânica), limitado a norte pela Eslovénia e Hungria (ambos países já pertencentes a U.E.), a nordeste com a Sérvia, a leste com a Bósnia e Herzegovina e ao sul com Montenegro.
O processo de adesão da Croácia à U.E. levou cerca de 10 anos a concretizar-se, efetivando-se neste dia 1 de Julho de 2013. O tempo decorrido nesta candidatura e o seu grau de exigência, deve-se à opinião de alguns estados membros, que houve países aderentes sem a devida preparação para a exigência deste espaço comunitário.
Apesar da adesão, a Croácia não irá entrar no Espaço Schengen nem na união monetária (Euro). Na verdade, o contexto económico e social da União Europeia, não provoca euforia no croatas, muito pelo contrário. Em Zagreb, capital croata, há «quem acredite que a União Europeia está a ir-se abaixo e não está a seguir o caminho mais correto. Porém, há também quem destaque as oportunidades económicas criadas pela adesão europeia, bem como a mobilidade dada aos estudantes e trabalhadores».
Fonte: Wikipédia / Antena 1 / Presseurop