Os coolhunters (que em português se pode traduzir por caçadores de modas ou tendências) são profissionais de marketing que detetam, observam e inclusivamente preveem mudanças nas tendências culturais que ditam modas, estilos e tecnologias.
É sabido que nos dias de hoje as modas variam velozmente sobretudo entre os jovens. Nesse sentido, o coolhunter tenta captar esta natureza volátil da juventude agindo, muitas das vezes despercebidamente, contactando líderes (trendsetters) que impõem estilos. Estes líderes são comuns nas escolas, por exemplo, onde há sempre uma série de alunos e alunas que se tornam mais populares que os outros, seja pela forma como vestem, seja pela forma como agem. São alunos mimetizados pelos restantes nos penteados, no calçado e na roupa.
Aliás, as campanhas de telemóvel, os tarifários feitos à medida, a marca de vestuário desportivo, os hambúrgueres e as batatas fritas com sabor, são fruto de pesquisas nada inocentes de coolhunters, para as quais, se calhar e sem sabermos, já contribuímos.
Numa simples pesquisa no Google, surgem-nos vários sítios que fazem jus a esta atividade: The Coolhunter, Cool Hunting ou o nacional Rua de Baixo. Valem a pena a visita.
Fonte:
- Wikipédia.