A construção da Estação de S. Bento.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012 · Temas:

Numa altura que andar de automóvel adquire contornos de um verdadeiro luxo, o comboio surge-nos como uma excelente alternativa. O serviço de comboios suburbanos do Porto oferecem ligações frequentes a partir da Estação de S. Bento que inicialmente funcionava num edifício bem menor. O atual só foi inaugurado em 1916.

Construção da Estação de S. Bento

O nome da Estação resulta da ocupação dos terrenos do Mosteiro de S. Bento Avé-Maria, que albergou freiras beneditinas, e foi demolido para a construção da Estação.

Inauguração da Estação de S. Bento

Como curiosidade, refira-se que no subsolo da praça frente à Estação (Praça de Almeida Garrett) circula o Rio da Vila que resulta, naquele local, da junção de dois ribeiros: um nascido na Praça do Marquês e outro no Bolhão.

«A estação de comboios de São Bento, no Porto, foi considerada uma das 14 mais belas do mundo pela revista norte-americana Travel+Leisure. Os painéis de azulejos azuis e brancos de Jorge Colaço, que enchem as paredes desta estação da Linha do Minho, colocaram o edifício na mesma lista de outras paragens ferroviárias como a neoclássica Gare du Nord, em Paris, ou Atocha, em Madrid».


Fontes:

- Wikipédia

- Jornal Público

Deixa um comentário