Portugal nos Jogos Olímpicos 2012.

quarta-feira, 13 de junho de 2012 · Temas: ,

Não sei se sabem, mas estamos a cerca de um mês do início dos Jogos Olímpicos, que são supostamente o evento desportivo mais importante do ano. Contudo, e apesar da presença nacional em várias modalidades daquele evento, o destaque que a imprensa nacional lhe tem dedicado é quase nula. De facto, até o futsal ou mesmo o surf – duas modalidade com um enorme historial no panorama desportivo nacional – usufruem de maior destaque por parte da nossa RTP…

 LondresJogosOlímpicos 2012

Ora, este desinteresse parece ter uma ou duas explicações. Em primeiro lugar, o reduzido número de atletas nacionais, com mínimos desportivos capazes de os levar a Londres (para já são cerca de 80 em apenas 13 modalidades). Em segundo,   e citando Vicente Moura, o presidente do Comité Olímpico Português, «temos o mais baixo índice de atividade física na Europa, temos o mais baixo índice de atletas federados da Europa [o que nos salva é o futsal e o surf…]».

Ainda segundo este responsável, «não há plano de deteção de talentos, não há plano integrado de desenvolvimento desportivo». Por estes motivos, resta-nos a partir de 27 de Julho, assistir sem grandes esperanças lusas a mais uma olimpíada e torcer para que um dia o futsal e surf dela façam parte. 

Deixa um comentário