Acrofobia é, por definição, o receio patológico de lugares muito altos. Muitas pessoas com esta fobia «têm crenças irracionais acerca de consequências catastróficas que podem surgir quando entram num local elevado. Eles acreditam, e repetem para si próprios, que, por exemplo, a estrutura irá colapsar, um forte vento subitamente irá soprar e levá-los do prédio, ou que, acidentalmente, cairão da varanda de um teatro. Estes pensamentos, claramente irracionais, apresentam-se persistentemente em locais altos, e são igualmente repetidos sub-vocalmente por muitos dos sujeitos quando entram numa situação fóbica».
Ora, um dos locais mais errados deste planeta para passear se sofrermos de acrofobia, é certamente o Caminho do Rei, situado a norte de Málaga, em Espanha. Trata-se de um caminho pedestre escavado na rocha e concluído em 1905, cujo propósito era permitir o transporte de materiais e trabalhadores, na construção de uma barragem no Rio Guadalhorce. Atualmente, o caminho é frequentado por aventureiros radicais, que realizaram um verdadeiro e vertiginoso vídeo que se segue.
Fontes:
- “Psicologia Argumentativa: O Tratamento do Medo das Alturas” - Carlos Magalhães Coelho, Margarida Pocinho, Carlos Fernandes da Silva, 2008;
- Wikipédia;
- Google Maps.