Estação Meteorológica da ESL já no novo edifício.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011 · Temas:

Com as mudanças e modificações próprias das obras da nova Escola Secundária da Lixa, houve necessidade de mudar a estação meteorológica da ESL (MeteoESL) para o seu lugar definitivo. Optou-se por colocá-la  no extremo sudeste do telhado do bloco transversal da futura escola (ver planta), por ser um ponto visível e sem interferências à transmissão dos dados para o receptor / computador dedicado, que se irá estabelecer na futura biblioteca da escola.

PlantaEfetivamente, esta dificuldade de transmissão de dados, esteve na base do apagão a que a MeteoESL esteve sujeita durante quase todo o mês de Novembro e durante uma boa parte do mês de Outubro. Inclusivamente, e dada esta dificuldade de transmissão, alguns dos dados foram mal interpretados pelo receptor que debitou para o alojamento on-line, valores absurdos.

Estação MeteoESL Dezembro2011 1

Assim, com esta mudança, a par de uma reorientação do ângulo da célula fotovoltaica, mais adaptada ao movimento solar invernal (mais próximo do horizonte) e também a uma renovação das pilhas do anemómetro e do udómetro, cremos ter condições para que a MeteoESL volte ao seu normal funcionamento, permitindo a consulta diária da temperatura máxima e mínima, quantidade de precipitação acumulada ou mesmo a intensidade e direção do vento, quer no aqui o Geopalavras, quer na página da ESL ou mesmo no próprio Weatherunderground.

Estação MeteoESL Dezembro2011 3

Deixa um comentário