Boletim climatológico da ESL - Setembro 2011.

domingo, 2 de outubro de 2011 · Temas: ,

A Estação Meteorológica da ESL está a funcionar em pleno e, apesar de algumas interrupções devido a vários apagões na ligação à Internet da escola, é possível realizar uma breve caracterização climatológica do mês de setembro com dados obtidos e acumulados durante o mês. Aliás, doravante, no Geopalavras, no Troviscos e no sítio da ESL, será publicado um boletim climatológico mensal, que reúna e apresente de uma forma gráfica, os dados meteorológicos recebidos. Igualmente, e em anexo a este boletim, serão disponibilizados os dados recolhidos de um modo exaustivo.
 
Análise do mês de setembro de 2011.
O mês de setembro caracterizou-se pelas elevadas temperaturas e alguma precipitação inicial. A temperatura máxima deste mês ocorreu no dia 14, pelas 15:20h, tendo-se atingido o valor de 37,3ºC. O valor médio das temperaturas registadas foi de 20,9ºC e o valor mínimo ocorreu no dia 19, pela 6:59h, com o valor de 10,8ºC. No que se refere à variação térmica do mês, podemos notar bastantes oscilações e uma ligeira tendência de aumento das temperaturas mínimas, acompanhado de uma ligeira diminuição da temperatura média. Note-se ainda a existência de elevadas amplitudes térmicas diárias.
 
You need to upgrade your Flash Player

A humidade relativa variou entre os 100% (valor ocorrido várias vezes) e os 17% ocorridos no dia 20, coincidente com a direção do vento “continental” que, às 16:10h, soprava de NE (Espanha) à velocidade de 4 km/h.
 
Médias Setembro
 
A maior rajada de vento ocorreu no dia 14, pela 7:44h, tendo atingido o valor de 24,9 km/h com um direção de Sul. Refira-se que a direção do vento predominante foi de SSE e a sua velocidade média situou-se nos 3 km/h.
 
Vento Setembro 2011
 
No tocante à precipitação, o total do mês resume-se ao acumulado no dia 2, com um valor de 159 mm (nota: este valor, bem como o registo de precipitação de todo o restante mês, necessita de ser confirmado).
Precipi Setembro 2011 
Nota: como se referiu, devido a vários apagões na ligação à Internet da escola, não foi possível registar os dados de alguns dias do mês (nomeadamente os dias: 1, 3, 4, 7, 8, 9, 10, 11 e 22). Ainda assim foi possível realizar uma breve caracterização climatológica do mês de setembro com os restantes dados obtidos e acumulados durante o mês.

Deixa um comentário