16 de outubro: Dia Mundial da Alimentação.

domingo, 16 de outubro de 2011 · Temas:

ER

- Artigo da Professora Emerência Raquel.

Neste 16 de outubro de 2011 comemora-se pela trigésima vez o Dia Mundial da Alimentação ao mesmo tempo que se assinala a fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura.

Trinta anos depois e em 150 países desenvolvem-se iniciativas com um único objetivo: sensibilizar e consciencializar a opinião pública para a importância da nutrição e da alimentação.

De acordo com a Direção Geral de Saúde a alimentação assegura a sobrevivência do ser humano, fornece energia e nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo, contribui para a manutenção do nosso estado de saúde físico e mental, desempenha um papel fundamental na prevenção de certas doenças (como por exemplo: a obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares) e contribui para o adequado crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes.

Uma alimentação equilibrada é um dos fatores que mais contribui para uma boa qualidade de vida. Diariamente os alimentos que ingerimos devem assegurar a cobertura das necessidades energéticas e o fornecimento de materiais que permitam garantir o crescimento e a manutenção da integridade do organismo.

Como escolher os alimentos que ingerimos diariamente? A Roda dos Alimentos é uma representação gráfica criada em Portugal, em 1977, para a Campanha de Educação Alimentar “Saber comer é saber viver”, que ajuda a escolher e a combinar os alimentos que deverão fazer parte da alimentação diária. A sua forma circular foi escolhida por fazer lembrar um prato e a dimensão de cada secção da roda permite identificar facilmente as proporções com que os diferentes grupos devem participar na alimentação diária. A água, não possuindo grupo próprio, está representada no centro da roda, sendo fundamental o seu consumo diário.

Roda dos Alimentos

Deixa um comentário