Depois de um ano letivo cheio de iniciativas e atividades, a preparação deste novo sugere, aparentemente, uma fácil planificação. Ora, não é bem assim! De facto, ainda que se dê continuidade a algumas das iniciativas de sucesso, lançadas no passado ano letivo, e se ponham em prática outras que ficaram pelo projeto, há que inovar e tornar toda esta dinâmica proveitosa do ponto de vista pedagógico. Portanto, há que definir ideias e distinguir o que é verdadeiramente útil à Geografia A e o que simplesmente nos dá gozo fazer, mas não cabe nos conteúdos da disciplina. É uma tarefa difícil porque à partida todas as iniciativas são válidas e pedagógicas! Vamos a elas…
Os Sábados Diferentes são uma das principais iniciativas para este ano letivo. Em rigor, são várias iniciativas realizadas ao Sábado que implicam algum esforço (levantar cedo ao sábado e / ou adiar alguns compromissos) mas que, avaliando as edições do passado ano letivo, compensa bastante.
Propostas.
Tal como no ano passado, os Sábados Diferentes serão realizados preferencialmente ao sábado e têm um carácter extraescolar, caindo por isso fora da alçada da Escola Secundária da Lixa.
Para este ano letivo, há alguns Sábados já definidos sendo que os restantes surgirão ao longo do ano, tendo sempre em conta o calendário de testes e outras iniciativas já programadas. Assim:
1º Período:
- O Outono em terra de Outeiros (Vila Meã);
- 2ª edição de “O Porto iluminado pelo Natal -fotografias noturnas das iluminações de Natal do Porto”;
2º Período:
- Guimarães – Capital Europeia da Cultura – Participação num ou outro evento a definir de acordo com o cartaz cultural proposto;
3º Período:
- Colaboração no reconhecimento da área da III edição da Prova de Orientação da ESL – na Ribeira de Borba.
(…)
Dinamização.
Na edição deste ano dos Sábados Diferentes, propõe-se que haja uma maior responsabilização e colaboração direta dos alunos. Assim, em cada iniciativa realizada, constituir-se-á uma equipa organizadora de três elementos por turma (que contará com a supervisão do professor) que terão de trabalhar em conjunto (por exemplo na edição de um texto sobre o que iremos ver, no contacto com os agentes locais, na promoção do Sábado, etc.). Deste modo, o trabalho realizado pela equipa será alvo de uma avaliação por parte dos participantes e do professor de Geografia.
Concurso Támal – 3ª Edição.
O concurso Támal vai já na sua 3ª edição e, pelo brilhantismo demonstrado nas duas últimas, esta é uma aposta ganha e para manter com vigor.
Em relação às edições transatas, o concurso não se irá confinar ao fim do ano letivo mas decorrerá sim ao longo de todo o ano. Esta iniciativa do Geopalavras e da disciplina de Geografia A, é altamente valorizável e os alunos (em grupos de três) deverão apresentar, no mínimo, um trabalho por período. Os trabalhos propriamente ditos, consistem em reportagens (fotoreportagem e / ou videoreportagem) sempre acompanhadas de um texto onde sejam acautelados: o título / local do acontecimento focado; data da reportagem, foto ou vídeo; nome dos repórteres.
Esta atividade dará continuidade à iniciativa iniciada no passa ano letivo e, tal como então, a sua avaliação será feita continuamente em função do que for publicado semanalmente em cada blogue. Ainda em relação à edição transata, há algumas diferenças que importa referir:
- Os diversos Blogues deixam de estar confinados a um tema que a Portugal diga respeito. Isto é, tornam-se generalistas;
- Outra grande novidade está na publicação das notícias. Estas deverão ser resumos (escritos integralmente pelos alunos) de notícias publicadas originalmente em várias fontes de informação. Paralelamente, os alunos poderão escrever artigos de opinião, alargados e com qualidade, sobre um determinado assunto nacional (iniciativa extremamente valorizada).
Os Debates da Nação.
Esta é uma iniciativa nova. Tratam-se de debates (que serão filmados, resumidos e publicados no Geopalavras) e que preferencialmente ocorrerão entre as turmas E e F (em datas e espaços a acordar), e em torno de um determinado tema fraturante. O moderador será o professor de Geografia A e poderão estar presentes outros docentes se o tema assim o proporcionar e a data o permitir. A iniciativa também contará com um júri de avaliação cuja nota contribuirá para avaliação.
O Geodilema.
O Geopalavras conta com um fórum de discussão: o Geodilema. Este fórum on-line servirá de palco para que cada grupo de Provedores da Nação proponha temas de discussão a debate e o alimente com participações e respostas aos participantes. Assim:
- Cada grupo deverá pesquisar e sugerir um tema de debate e propô-lo na aula ao restantes grupos de provedores;
- Cada tema de debate deverá ser devidamente fundamentado com documentos, fotografias, mapas, tabela, etc., que permitam ao participante do fórum conceber uma opinião robusta. Atenção que em temas polémicos, a abordagem deverá ser neutra, isto é, o material a fornecer deverá elucidar todos os ângulos (todo este material estará publicado e ao dispor de todos no Geodilema);
- O grupo deverá promover o tema de debate junto dos elementos da turma e de outros elementos externos à mesma (inclusive professores);
- No fórum on-line (Geodilema), o grupo deverá gerir a discussão participando e questionando os participantes.
Como sabes, são imensas as iniciativas que o Geopalavras, e nomeadamente o ZapCanal, promove. Algumas são para continuar, outras para começar e o ZapCanal necessita da tua ajuda! Ora, se sentes que podes colaborar responsavelmente, temos para ti:
- Reportagens de época (Halloween, Natal, Obras na ESL, Carnaval, Páscoa, etc.)
- O Converzando (entrevistas as pessoas com interesse);
E, agora que temos uma tela azul, temos o mundo aos nossos pés… Ficção (novela ou fotonovela); Noticiário Quinzenal da ESL; Língua Afiada (ou outro nome que surgir), etc. Enfim, um mundo de ideias a desenvolver ao longo do ano letivo, acima de tudo com muito prazer!