A Estação Meteorológica da ESL em acção.

quarta-feira, 13 de julho de 2011 · Temas:

Finalizou-se recentemente a última etapa da instalação da Estação Meteorológica da Escola Secundária da Lixa (EMESL), que permitiu transmitir e alojar os dados recebidos pela EMESL na internet e disponibilizá-los na página no Troviscos (o novo sítio dedicado à Meteorologia da Escola Secundária da Lixa) Web da Escola e no Geopalavras. Estes dados alojados na Internet, para além de possibilitarem a consulta quase em tempo real do valor dos vários elementos do clima mesurados (temperatura, humidade relativa, pressão atmosférica, velocidade e direcção do vento, etc.), são compilados numa base de dados para serem posteriormente trabalhados pelos alunos que com eles poderão concluir aspectos interessantes do clima da região da Lixa: o dia mais quente do ano, a mais forte rajada de vento, a sua predominância ou, por exemplo, o dia mais chuvoso e a quantidade de precipitação.

De facto, um dos grandes objectivos desta instalação foi permitir que os dados recolhidos fossem posteriormente trabalhados pelos alunos (calculando as médias mensais de temperatura e valores absolutos de precipitação mensal), e com eles ter a possibilidade de realizar gráficos termopluviométricos referentes à região da ESL, elaborando algumas conclusões.

Refira-se que os dados estão alojados no Weatherunderground e no Meteoclimatic. Estes dois sítios acolhem dados de várias estações meteorológicas amadoras, realizando com eles gráficos e cartografando-os no Google Earth, possibilitando uma visualização fácil e contextualizada dos valores obtidos. Como foi referido, os que se referem à EMESL estarão presentes no sítio da escola, no Geopalavras e num sítio propositadamente criado para ela o Troviscos.

Por último, durante as próximas semanas este processo de transmissão de dados estará em fase de testes de fiabilidade, pelo que é possível que haja dados e interrupções de transmissão anormais. A velocidade de cruzeiro deverá acontecer em Setembro próximo.

Deixa um comentário