Geada.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015 · Temas:

Dada a previsão do estado de tempo para os próximos dias, é de prever a intensa formação de geada. Esta palavra deriva do latim gelata e a sua definição quase que explica o seu significado: a formação de uma fina, e muitas das vezes invisível, película gelo junto de superfícies vegetais, coberturas, estradas, pavimentos, etc., onde a baixa temperatura fez congelar a água ou, dramaticamente, sublimar o vapor de água.

Uma superfície com condensação do vapor de água

Contudo, e por norma, antes da congelação, o vapor de água condensa quando contacta superfícies frias, cuja capacidade higrométrica, ou seja, a capacidade do ar conter vapor de água, é diminuta. Assim, a capacidade higrométrica, faz aumentar ou diminuir o ponto de saturação do ar, que aumenta ou diminui na mesma razão da temperatura.

Capacidade higrométrica

Às temperaturas elevadas correspondem grandes capacidades higrométricas, sendo que as temperaturas baixas significam pouca capacidade do ar em conter vapor de água. Quando o limite (ponto de saturação) é ultrapassado, a água condensa e verifica-se a formação de intensos mantos de nevoeiro que só se dissipam com o aumento da temperatura.

Gráfico comparativo do Ponto de Saturação

Se a temperatura continuar a descer, a água entretanto condensada junto das mais variadas superfícies,  congela, formando-se a geada. Como se referiu inicialmente, a previsão de céu limpo ou pouco nublado para os próximos dias, faz prever a sua ocorrência, visto a amplitude térmica que coincide, sobretudo neste período do ano, com um forte arrefecimento noturno.

Previsão de Estado de tempo Lixa 5FEV a 8FEV

2 respostas a: “Geada.”

  1. Excelente blogue. Fico feliz por ter feito parte desta equipa e por tê-lo visto crescer. Muitas saudades!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Carolina! A a tua marca, e de muitos, está na essência (material e imaterial) do Geopalavras. Tudo de bom!

    ResponderEliminar