Sábado diferente estreia no Zapcanal.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009 · Temas: , ,

«O sábado Natalício: partimos as 14:10h da tarde e regressamos às 2h da manhã do dia seguinte. A verdadeira loucura era caminharmos de dia até ao anoitecer e daí conhecermos, andarmos e fotografarmos cada sítio por onde passássemos. E assim foi, chegámos a S. Bento e fomos para onde o vento nos levou seguindo por caminhos incertos e surpreendentes. Cada recanto com a sua história e o seu interesse.



Todos juntos (alguns e professores) partimos em direcção há aventura: começamos pelos Clérigos e a sua grande escadaria que nos conduzia a uma deslumbrante vista, caminhamos e utilizamos a Historia e a Geografia como intermediários, passeámos pela Baixa até á noitinha e olhávamos para tudo como crianças enfeitiçadas pelo espírito natalício e pelas lindas luzes que iluminavam o nosso caminho!

Conhecemos o local onde parte dos estudantes académicos passam bastante tempo sobretudo á noite e como tudo se transforma entre o dia e a noite. Até encontramos um pequeno e duvidoso talento, na noite cerrada cantando com entusiasmo e com alguns copinhos a mais…



Regressamos de barriga cheia, algum frio exterior mas de alma quente, bem quente, animados, com algum sono e com desejo de muito mais... quem sabe... outro dia...
 
As expectativas foram grandes e o convívio permaneceu desde o inicio ao fim com curiosidades muito curiosas e momentos que nos vão marcar para sempre.»

- Rita & Helena - 12ºE.


«No dia 12 de Dezembro, realizou-se uma visita de estudo à Baixa do Porto com a finalidade de vermos as iluminações Natalícias. Chegamos á Estação de Comboios de Caíde por volta das 13:50, como estava combinado, já lá estavam algumas pessoas, umas a tirar os bilhetes e outras na conversa; nós chegamos e tiramos o bilhete e depois juntamo-nos à conversa. Estávamos todos muito ansiosos porque afinal de contas ia ser um sábado diferente e, o mais importante é que ia-mos estar todos juntos a descobrir coisas novas e a ver as iluminações de Natal na Baixa do Porto.


Foi-nos dada a informação de que já era para nos dirigirmos para o comboio da linha 3, e nós lá fomos, entramos e tentamos arranjar os lugares o mais perto um dos outros possível.

Chegamos ao Porto por volta das 15:15 e fomos visitar a Torre dos Clérigos, daí dirigimo-nos para o café Piolho, que é um café onde os estudantes do Porto costumam parar, é um café muito acolhedor e interessante, com 100 anos de história, foi lá onde lanchamos e conversamos um pouco, durante algum tempo… De seguida caminhamos até á Avenida dos Aliados onde marcamos o ponto de encontro, para as 8 horas.

Não andamos todos juntos, cada um escolheu com quem queria andar, claro que éramos grupos grandes, fomos para a Rua Santa Catarina, onde aproveitamos para fazer algumas compras, conversamos, tiramos algumas fotos… Por volta das 19:30 fomos para o shopping, fazer mais compras e, quando chegou a hora fomos ter ao local que era para nos encontrarmos.

Estivemos a falar, e a combinar outro ponto de encontro, pois íamos jantar e nem todos íamos ao mesmo sítio. Ás 21:15 estávamos todos em frente ao MC Donalds, de onde partimos para Gaia, a pé, pelo caminho os professores de geografia iam-nos dando informações e curiosidades sobre aqueles locais, foi muito agradável.

Passamos pela ponte D. Luís, que é uma ponte histórica muito antiga e soubemos que quem a construiu foi também quem mandou construir a Torre Eiffel. Depois de atravessarmos a ponte, sentamo-nos à beira rio, onde uma colega tocou guitarra e ao som desta, outros cantaram músicas portuguesas.

Voltamos ao Café Piolho, ondefia já tínhamos estado da parte da tarde, para se alguém, quisesse comer algo ou beber, e depois de toda a gente estar satisfeita dirigimo-nos para a estação de S. Bento, onde tiramos os bilhetes para o regresso a casa. A Viagem foi animada, uns a dormir, outros a cantar e a fotografar quem já dormia.

Foi uma alegria. Venham mais Sábados diferentes!»

- Sofia & Cristiana - 10ºE.

«No dia 12 de Dezembro tivemos uma actividade extra-curricular, com a turma 10ºE e uma turma de 12º, ao Porto e Gaia.

Um dos principais objectivos desta iniciativa era que toda a gente tivesse um Sábado diferente, cheio de diversão, convívio, e também de aprendizagem, pois os professores por cada monumento, ou algo de especial que passássemos, eles contavam-nos o porque era importante e a sua história.

Partimos da Estação de Caíde, em rumo à Estação S. Bento.

A primeira coisa que vimos mal chegamos à Estação, foi uma miniatura de um comboio a carvão, feito por uns senhores já de idade, e que deixaram algumas crianças deliciarem-se com este comboio.

De seguida, fomos para o “Café Piolho”, mais conhecido como o “Café dos Estudantes”, lanchamos, tivemos um pouco à conversa e até fizemos um amigo.

Seguidamente, fomos vendo as iluminações, já acesas, do Porto e tiramos algumas fotos.

Depois, os professores deixaram-nos fazer umas comprinhas, lá fomos nós, todos felizes, a fazermos as últimas compras de Natal.

Quando já eram 20h, encontramo-nos todos no “Via Catarina”, e fomos todos jantar.

No fim da refeição, fomos todos em grupo para Gaia, a pé, para ver a vista da cidade à noite. Durante este percurso também aproveitamos para tirar mais umas fotos e ver as iluminações.

Ainda tivemos a oportunidade de tocar guitarra e cantar, reunindo uma moedicas, mas não chegava nem para um pão com manteiga…

Acabamos a noite mais uma vez no “Café Piolho”, é claro, com muito mais movimento, mas com um espírito mais estudantil, e ganhamos mais uma vez um amigo.

Já muito cansados, dirigimo-nos outra vez para a Estação S. Bento, para voltarmos a casa.»

- Marta - 10ºE.

Share to Facebook Share to Twitter Email This Pin This

8 respostas a “Sábado diferente estreia no Zapcanal.”

Deixa um comentário