O segredo das «sete irmãs».

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013 · Temas: ,

Há cerca de um ano, a RTP2 desperdiçou num horário quase impossível, mais um excelente documentário. Chama-se «Secret of the seven sisters» e relata-nos os maquiavélicos bastidores do mundo do petróleo e o modo como as «sete irmãs», como eram conhecidas as gigantes do petróleo, estabeleceram um cartel internacional do petróleo, cujos membros se reservavam o direito de partilhar o mercado de petróleo e fixar os preços como quisessem. Felizmente, há muito boa gente que por gosto e noção da valia desta produção francesa da Sunset Press, disponibilizou na íntegra os 4 episódios da série no Youtube, que constituem um verdadeiro objeto de estudo.

Sete Irmãs

O termo «sevem sisters» foi criado nos anos 50 pelo antigo presidente da petrolífera ENI, e refere-se ao controlo oligopólico tido por sete companhias petrolíferas, que criaram um cartel internacional de petróleo, impondo preços e controlando o fornecimento de petróleo bruto ao mundo, entre as décadas de 40 e 70. Deste grupo faziam parte: a Anglo-Persian Oil Company (atual BP), a Gulf Oil, a Standard Oil of California and Texaco (atual Chevron), a Royal Dutch Shell e a Standard Oil of New Jersey (Esso) and Standard Oil Company of New York (Socony) (atual ExxonMobil).

Antes da crise petrolífera de 1973 que, entre outras coisas, impulsionou a demanda pelas energias alternativas, as «sete irmãs» controlavam 85% das reservas mundiais de petróleo. Desde então, o domínio foi atenuado pela OPEP (Organização de Países Produtores de Petróleo) e pelas companhias petrolíferas estatais dos diversos estados produtores.


Fonte: wikipédia.

Deixa um comentário