A Cidade Adipiscing.

segunda-feira, 5 de março de 2012 · Temas: ,

- Por Margarete Augusto.

A Cidade Adipiscing conta com uma enorme rede sustentável. Possui uma central fotovoltaica, permitindo aos moradores uma poupança a médio e longo prazo. É, deste modo, muito ecológica.

A planta ortogonal da cidade, não surge nesta cidade ao acaso. Toda ela foi pensada de um modo estratégico, procurando-se o equilíbrio. Assim, a zona residencial está dividida entre a parte próxima do aeroporto e uma outra junto do campo de futebol. A renda locativa na zona do aeroporto, centro comercial e praia, é mais elevada, porém a zona residencial perto do campo e zona escolar é mais barata. Deste modo, as classes média e baixa, podem habitar sem se sentirem "excluídos" da cidade.

Adipiscing

A zona comercial, no centro, permite que as pessoas não tenham de se deslocar muito para comprar o que pretendem. A cidade tem um único centro comercial, que fica junto à praia e longe das zonas residenciais centrais. Este centro comercial só será utilizado em ultimo recurso, caso os habitantes não encontrarem o que pretendem na zona comercial no centro da cidade.

A zona industrial está igualmente distribuída em duas áreas. Uma com as indústrias mais perturbadoras e poluidoras, que estão cercadas por uma zona verde cuja função é servir de barreira com a cidade. A outra zona industrial possui uma indústria menos poluente, com fábricas de produtos alimentares.

O porto desta cidade tem em vantagem da proximidade de uma zona residencial, que serve os pescadores e operários ligados a esta atividade económica. Ainda dentro desta área, encontramos a doca que possui um grande armazém e uma lota de venda de peixe.

No meio disto, ainda se encontra a verdadeira diversão da cidade - uma zona dos bares e discotecas, com diversão para qualquer idade. Podemos ainda referir a escola de surf (desporto que atrai muitos especialistas, turistas, jovens e campeonatos) o campo de futebol, o pavilhão desportivo e um salão de jogos (com área de jogos de casino).

Outro especto não menos importante (muito pelo contrário), é o facto de todos os transportes serem abastecidos com biodiesel e dentro da área da praia só ser permitido andar a pé ou de bicicleta.

Em suma, esta planta foi criada ao meu gosto, não é uma cidade perfeita, mas sim a possível! Poderia muito bem corresponder à realidade. Está planeada para 5 mil habitantes e alojar cerca de 2 mil turistas, que podem usufruir de uma cidade onde a tecnologia e a ecologia se completam!

Recomendo a todos os senhores arquitetos que pensem em algo assim, para um futuro maior e melhor.

«Tão importante quanto semear flores, é semear ideias. Fale com outras pessoas sobre a importância de cuidar do planeta. Você vai estar contribuindo para o florescimento de uma ótima causa»

- Deivison Cavalcante Pedroza.

2 respostas a: “A Cidade Adipiscing.”