Viagem de Estudo: Geografia de Portugal I.

quinta-feira, 4 de janeiro de 2018 · Temas:

Há um certo romantismo nesta proposta de viagem de estudo, que emana do modo como aprendemos a gostar da Geografia: dialogando com a paisagem. Trata-se de uma “volta a Portugal”, não todo, apenas o continental. As ilhas serão a seguinte etapa de uma descoberta de relações, de um diálogo muito antigo, entre o clima e o solo, a vegetação e a pedra, e do Homem, intérprete.

É uma viagem de Geografia A. Na verdade, não concebemos um aluno de Humanidades, que estuda conteúdos de Geografia, História, Português, Filosofia, Educação Física, MACS e EMRC, que não conheça o seu país. Somos um país bafejado, uma nação paisagisticamente diversa, com cunhos climáticos que variam de norte a sul, do interior para o litoral; para não falar nas nossas ilhas.

Por isso, é importante, marcante até, na formação integral de qualquer pessoa, sobretudo jovem, ter noção do espaço que habita e ao qual pertence: da sua geografia e paisagem, da sua história e cultura. E há alguém que duvide da riqueza de uma iniciativa destas? Imagine-se só, a qualidade de ensino, se todos os docentes pudessem, um dia, experimentar algo próximo desta iniciativa. Ninguém duvida, pois não?

A realizar-se, no próximo dias 2 a 6 de abril, traremos experiências e imagens. Delas, aqui daremos conta, tal como é nosso hábito.

Deixa um comentário