Levar o World Press Photo à Escola Secundária da Lixa, é um projeto antigo que, finalmente, vê a oportunidade de sair da gaveta das ideias colaborativas do Geopalavras. Trata-se, na verdade, de uma experiência, um desafio, que proporcionamos aos alunos do agrupamento, que serão convidados a selecionar, segundo o seu olhar e sensibilidade, algumas dezenas de fotografias a expor na ESL, das milhares submetidas a concurso.
A exposição estará patente durante a primeira semana de junho, nos corredores e espaços sem salas de aula da ESL, numa lógica que segue linhas temáticas e que se encontram sinalizadas na seguinte planta.
- Assuntos contemporâneos - fotografias únicas ou conjuntos, sobre: cultura, economia, ambiente, política ou sociedade;
- Quotidiano - fotografias únicas ou conjuntos de fotografias, sobre eventos quotidianos considerados notícias;
- Notícias - fotografias únicas ou conjuntos sobre notícias e seus desenvolvimentos;
- Projetos de longo-prazo - fotografias obtidas por um fotógrafo, ou conjunto de fotógrafos, ao longo de um mínimo de 3 anos;
- Natureza - fotografias únicas ou conjuntos sobre a fauna, a flora ou paisagens;
- Pessoas - fotografias únicas ou conjuntos sobre pessoas ou conjuntos de pessoas;
- Desporto - fotografias únicas ou conjuntos sobre desportos individuais ou coletivos;
- Instantâneos - fotografias únicas ou conjuntos que testemunhem momentos ou eventos.
A edição deste ano do World Press Photo, o maior evento de fotojornalismo mundial, recebeu 80408 fotografias, muitas delas disponibilizadas no seu sítio da Internet. É nele que deverás partir, em equipa, para a seleção das fotografias. Cada uma deverá ser acompanhada de um texto explicativo e a referência ao autor, localização e data.
Para isto, deves falar com o teu professor de Geografia, que te indicará melhor como editares o seguinte documento: um ficheiro do Publisher, onde colocarás a fotografia selecionada / texto explicativo, obtidos no sítio do World Press Photo. Posteriormente, deverás enviar o ficheiro para geopalavras@gmail.com. Todas as fotografias selecionadas, bem como o texto explicativo, serão coladas no chão, no formato A3 e a cores, e posteriormente plastificadas.
Se houver fotografias repetidas, será enviado um aviso ao email remetente, pedindo à equipa que proceda à escolha de outra fotografia. Participa.
«Founded in 1955 in the Netherlands, the World Press Photo Foundation is an independent, non-profit organization based in Amsterdam, the Netherlands. The foundation receives support from the Dutch Postcode Lottery and is sponsored worldwide by Canon. The World Press Photo Contest attracts the best visual journalists. This year, 5,034 photographers from 125 countries submitted 80,408 photographs. They were judged by an independent international jury consisting of recognised professionals in the field of press journalism. The winning photographs were assembled into this travelling exhibition, which goes to 100 locations in 45 countries [em Portugal: Lisboa e Maia a partir do final do mês de maio]». - sítio do World Press Photo em 10 de maio 2017.