O calor dos últimos dias.

domingo, 30 de outubro de 2016 · Temas: , ,

A Baixa do Porto estava ontem impressionante! Hordas de turistas, de tudo que é canto do mundo, enchiam as ruas centrais da cidade e regozijavam-se com o calor deste final de outubro. Trata-se, definitivamente, e mesmo com dias de distância, do “verão de S. Martinho”, que surge no fim de outubro ou início de novembro, quando se dá uma migração temporária para nordeste do anticiclone dos Açores que, estabilizado próximo de França e da Península Ibérica, bloqueia as chuvas atlânticas.

O calor que Portugal Continental tem verificado nos últimos dias, com temperaturas próximas dos 30ºC, deve-se ao vento de leste que atravessa toda a península até atingir o Atlântico. Quando isto acontece, e por contraste, o arquipélago açoriano é atingido por depressões; como diz o adágio insular: «se o inverno não erra o seu caminho, cá virá no S. Martinho».

As imagens animadas são uma previsão da evolução do estado de tempo para os próximos dias. Verifica-se que, pelo menos até dia 31 de outubro, a Península continuará a beneficiar desta amenidade climática. A partir de então, e com o enfraquecimento do referido anticiclone atlântico, uma depressão tomará o seu lugar e comandará os destinos do estado de tempo continental, invertendo o rumo do vento, trazendo frio de norte e chuva à mistura.


Fonte: Geopalavras em 19 outubro de 2014.

Deixa um comentário