VentuSky, um mapa sobre o clima.

segunda-feira, 18 de julho de 2016 · Temas: ,

Não é a primeira vez que falamos do vento e não será seguramente a última. Por isso, trazemos hoje, numa semana de calor, mais um excelente mapa baseado na internet, que conjuga de um modo extremamente apelativo, todos os elementos do clima num determinado período de tempo.

VentuSky

De facto, há que tenha o fascínio por outras coisas, nós gostamos de mapas; de observar como as peças do xadrez climático se comportam, ou se preveem comportar, dadas determinadas e complexas condições, tais como aquelas que se têm vindo a fazer sentir na Península e parte da Europa Ocidental, nestes últimos dias.

Assim, e no mapa, se selecionarmos a opção Air pressure, conseguimos através da gradação cromática observar a distribuição da pressão atmosférica mundial. No dia de hoje, por exemplo, verificamos um vasto anticiclone centrado no Atlântico Norte que se estende pelo Golfo da Biscaia e que bloqueia a passagem de campos depressionários (baixas pressões), normalmente coincidentes com a ocorrência de precipitações e ou nebulosidade na metade sul da Europa: trata-se do verão Mediterrânico.  Já as chuvas que nos últimos dias têm ocorrido na Europa Central e Leste, e de acordo com o padrão climático daquela região, que prevê maior ocorrência de pluviosidade no período de maior calor, são de origem convectiva, logo não dependentes do fluxo Atlântico.

Se optarmos pela opção “Wind speed”, esta mostra-nos o quanto a este elemento (vento) está dependente da pressão atmosférica. De facto, a sua direção, velocidade e intensidade, depende da conjugação e disposição das pedras barométricas no tabuleiro climático, dando origem a ventos regionais muito conhecidos, como a nortada, o vento leste a oeste da Península Ibérica, ou o Mistral ou Sirocco, no sul da França e Itália, respetivamente.  O caminho que estas deslocações de ar tomam, dita muito do comportamento da temperatura, e esta, como é sabido, do nosso comportamento sazonal.

Deixa um comentário