Sábado Diferente na pele de um gato!

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013 · Temas:

O Natal está aí à porta e no próximo Sábado Diferente vamos percorrê-lo com olhares de gato! Este felídeo, que habita discretamente as nossas cidades, mantem uma interessante relação de domínio não manifesto do território urbano. Barões de feiras e mercados municipais, são donos de hábitos tardios e ações furtivas na penumbra do ritmo urbano.

Definitivo

O seu olhar não é comum, mas é com que vamos olhar o natal do Porto no próximo dia 21 de Dezembro. Nesse dia, a par dos dois seguintes, o comércio prolonga o seu horário de funcionamento, invade o horário dos gatos, e cria oportunidades para os incautos realizarem as suas compras de natal. A cidade, já de si atarefada, torna-se assim mais fotogénica, sobretudo se a olharmos como olha um gato.

Ora, o desafio proposto aos participantes deste Sábado Diferente, é que pensem e olhem como se fossem um gato, e obtenham três fotografias gatalícias, para uma pequena exposição a realizar aqui no Geopalavras e na biblioteca da escola. Na verdade, trata-se de um exercício complexo e que obriga a uma certa desconstrução do olhar: uma vez definido o objeto, há que pensar naquilo despertaria a atenção de um gato, e abstrair-nos do entendimento humano do mesmo. Não é fácil, mas os resultados podem ser muito deliciosos!

Paralelamente, pretende-se que a equipa BEGA realize umas caches urbanas durante o percurso, totalmente pedestre, na zona da Boavista, Cedofeita e Baixa do Porto. Haverá uma pausa para jantar e uma visita à Serra do Pilar, talvez o mais belo miradouro do Porto.

Em suma, este Sábado Diferente começa na Estação de Caide pelas 13.45h (suburbano das 13.58h) com destino a S. Bento. O périplo pedestre e urbano (com pausas para lanche e jantar) dá-se até às 23.00h, hora de regresso a Caide, com chegada prevista para as 0.03h.

Á semelhança do passado Sábado Diferente, é impreterível a inscrição na seguinte lista, e a impressão, e respetivo preenchimento, da seguinte autorização desta atividade. Para os estreantes nestes Sábados Diferentes, é obrigatória a presença do Encarregado de Educação durante a partida em Caide.

2 respostas a: “Sábado Diferente na pele de um gato!”

  1. Afinal estava enganado, e ainda bem! A pista de gelo foi novamente montada na Praça da Batalha, o que significa que vamos dar umas valentes gargalhadas. E não só... http://www.cm-porto.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=cmp.stories/23063

    ResponderEliminar
  2. Fantástico!!! Pedro Carvalho prepara-te para desempenhares o papel de "Cristo" novamente...rsrsrs :D

    ResponderEliminar