Dia 19 de de fevereiro de 2013, pelas 22.01 horas.

segunda-feira, 24 de junho de 2013 · Temas: , ,

A Estação Internacional Espacial (EIE) possui a bordo um mecanismo de fotografia noturna, que permite obter fotografias espetaculares. Até agora, a obtenção de uma fotografia com fraca luz, tornava-se num verdadeiro desafio e, durante anos, os astronautas experimentaram várias soluções sem resultados evidentes. Ora, o NightPod resolveu estes problemas. Trata-se de um mecanismo electro-mecânico que compensa a velocidade a que se desloca a EIE (27 mil quilómetros por hora) e o movimento da Terra, ao qual podemos acoplar uma máquina fotográfica, regulada em modo de fotografia noturna, e assim obter fotografias de belo efeito.

Porto fotografado pela ESA 19 Fevereiro 2013

A fotografia acima publicada, foi obtida no passado dia 19 de de fevereiro de 2013, pelas 22.01 horas. Nela é perfeitamente visível no topo centro, a Cidade do Porto, V.N. de Gaia e Gondomar. A partir desta mancha, e se nos deslocarmos para oriente, é observável um pequeno hiato na luz noturna, que coincide com as Serras de Valongo, que separam a cidade homónima e o Concelho de Paredes com a região do Grande Porto.

A partir da foz do Rio Douro, e caminhando para sul, o ponto mais brilhante que nos surge na imagem é a Cidade de Espinho, só superada pelo brilho noturno de S. Maria da Feira, mais no interior, e no eixo da Estrada Nacional nº1.


Fontes: http://www.nasa.gov/mission_pages/station/research/news/nightpod.html / https://cogsnscc.maps.arcgis.com/

Deixa um comentário