O polémico tema da construção de barragens.

terça-feira, 23 de abril de 2013 · Temas: ,

Dada a forte divergência de opiniões causada pelo tema da construção de barragens, prolongamos o debate de aula para o Geodilema, com seguinte mote:

Com a construção de barragens armazena-se água, produz-se energia, regularizam-se os rios mas, perde-se paisagem, biodiversidade, património e qualidade da água. Tudo isto são factos perante os quais se levantam algumas questões:

  • O turismo, altamente propagado pelos defensores das duas posições, resulta melhor com a criação de um enorme lago ou com a preservação do ambiente e património?
  • Com a retenção / armazenamento da água estamos a proteger este bem precioso ou a degradá-lo?
  • O desaparecimento de aldeias seculares é um mal necessário em prol da maioria da população?
  • A destruição de campos agrícolas, paisagem e biodiversidade, não será um entrave ao tão propagado desenvolvimento do interior?
  • O realismo económico e a necessidade de aproveitar os poucos recursos naturais que dispomos justifica a construção de barragens?

Barragens Subida Cota

5 respostas a: “O polémico tema da construção de barragens.”

  1. Sou totalmente a favor das barragens ..
    As pessoas têm de pensar no bem de uma comunidade , pensar também nos usos que fazem e nos "luxos " a que estão habituadas.
    Tal como todas coisas existem factores negativos , mas como já existem pessoas preparadas e com planos feitos para estas situações , de hoje em dia já é possível diminuir o impacto visual e até mesmo voltar a conquistar muito " espaço verde".
    Temos de ser realistas e saber que temos de construir barragens para as nossas necessidades e com isso temos muitos aspetos positivos desde , turismo , menos secas , mais emprego de uma certa forme entre outros ..
    E para aqueles que são contra a construção destas mesmo fica como sugestão nem beberem , nem utilizarem água para lazer entre outras atividades .
    Fica aqui a minha opinião sobre este assunto
    Diana Teixeira 10ªD nª13

    ResponderEliminar
  2. Olá Diana! Tens uma opinião firme, robusta até. Mas será que a quantidade de argumentos que evocas, são suficientes para compensar a perda de uma paisagem e um habitat singulares? Não sei. O progresso é inevitável, mas o seu caminho talvez não...

    ResponderEliminar
  3. A minha opinião em relação a este tema é neutra, porque as barragens têm as suas vantagens e desvantagens. A construção de barragens apesar de regular os cursos de água tem um impacto bastante negativo a nível ambiental, como cheias, destruição de habitats, a erosão dos solos que tem um impacto negativo na vegetação do local, e também a degradação da qualidade de água do rio ou lagoa. O aumento do nível da água pode fornecer um habitat melhor para os peixes mas também destrói habitats humanos e de outras espécies.
    A água acumulada na barragem fica estagnada o que leva ao aparecimento de microrganismos que podem tornar a água imprópria para consumo.
    Rafael Moreira 10ºE Nº7

    ResponderEliminar
  4. A minha opiniao é neutra , pois as barragens tanto sao boas como sao más. As barragens sao boas pois servem para controlar as cheias, conservam a água ,servem para conter as águas provenientes das mineraçoes , serve também para a correçao torrencial ( destinam-se a mudar o regime de um rio , diminuindo a sua velocidade que é causadora de erosoes ) , servem para a produçao de energia elétrica , entre outras coisas ... . As barragens por sua vez também podem ser más devido ao impacto ambiental que causa , muitas das vezes causa a destruiçao de habitats , de lares , terrenos agrícolas , e muitas vezes esses terrenos agrícolas pode ser o sustento de familias , leva á destruiçao esubmersao da vegetaçao ribeirinha , entre outras coisas ...

    É de realçar que algumas espécies (principalmente as migradoras), podem mesmo desaparecer após a construção de uma barragem.

    José Amorim 10ºE nº17

    ResponderEliminar
  5. Eu não sou a favor das barragens. A verdade é que tem benefícios para a população mas valerá a pena? Não existirão outras alternativas que forneçam energia e que não prejudiquem tanto o ambiente? Claro que existem, temos vários recursos renováveis que podem ser utilizados.
    Porquê ser egoísta se pudemos ter energia sem prejudicar ninguém? Porquê destruir a nossa história, que é das coisas mais importantes que temos no nosso país?

    ResponderEliminar