Spartathlon, a ultra maratona de 246 quilómetros.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010 · Temas:

A batalha de Maratona (uma localidade grega), em 490 a.C. é uma das mais famosas batalhas da História Mundial. O triunfo de Miltiades e dos seus soldados sobre os Persas, salvou Atenas e toda a grandeza que esta cidade trouxe à humanidade, do subjugo aos bárbaros asiáticos, os Persas.



Segundo o grande historiador grego Heródoto, que mais tarde relatou a batalha, os generais atenienses, na busca de auxílio contra a invasão persa, enviaram o mensageiro Filípides a Esparta, tendo o mesmo chegado no dia seguinte.

Com base neste relato histórico, Jonh F., um jovem Comandante da Força Aérea Britânica, questionou-se se o Homem moderno seria capaz de realizar tal façanha e percorrer os cerca de 246 quilómetros entre Atenas e Esparta em cerca de 36 horas. Achou que a única maneira de o saber era tentando, visto ser um corredor fundista.

Em 1982, John e alguns colegas, planearam correr de acordo com o trajecto descrito por Heródoto. Partiram no dia 8 de Outubro e, no dia seguinte, chegaram a Esparta, onde a encontraram a estátua de Leónidas.



Esta equipa britânica, provou que o relato de Heródoto seria verdadeiro e, em 1983, a 1ª Spartathlon Internacional foi realizada com a participação de 45 corredores de 11 países. Desde então, este evento, que tem lugar em Setembro, tem vindo a crescer e conta com a participação de corredores dos mais diversos cantos do Mundo.

A corrida.

Descrita como uma das mais duras corridas do mundo, os corredores enfrentam lama, chuva e grandes amplitudes térmicas pelo meio de vinhedos, olivais, colinas e montanhas. O treino de anos para uma participação deste calibre requer, para alem de uma enorme preparação física, uma extrema convicção psicológica. E tu, estás preparado?



Fontes: - pt.wikipedia.org; - http://www.spartathlon.gr/; - http://www.worldlingo.com/.

Uma resposta a: “Spartathlon, a ultra maratona de 246 quilómetros.”

  1. Eu vou la estar, nesta edição 2011, sendo a terceira vez consecutiva. participar ja por si é inédito, chegar ao fim, é algo que descrevendo seria pouco, devido so quem la correu e terminou é que acreditam naquilo que se sente do qual não se consegue descrever. fantástico

    ResponderEliminar