Com a valiosa colaboração dos meus alunos de Operações Técnicas, realizei uma sondagem com 200 inquiridos, representando cerca de 20% do universo de votos da Escola Secundária da Lixa. Por outras palavras, uma amostragem mais do que suficiente para aferir as tendências atuais de voto, quando falta cerca de uma semana para as eleições.
Com esta sondagem pretendo também outro objetivo: demonstrar que há papéis e papéis, e que, no mínimo, estes são úteis, nem que seja pela sua vertente pedagógica. Além disso, a sondagem permite analisar a distribuição de votos por faixa etária, sexo e grau de escolaridade, graças às questões anónimas incluídas no boletim de voto.
Foi, portanto, um exercício de grande utilidade e envolvimento, e, acima de tudo, um exercício que diz respeito aos alunos. Os resultados serão divulgados ao longo do próximo fim de semana, nomeadamente: a lista mais votada e a distribuição de votos por idade e nível de escolaridade. Quem sabe, informação preciosa para quem quiser gastar os últimos cartuchos numa campanha que entra agora na sua reta final.

