A população mundial nos últimos 300 anos.

sexta-feira, 1 de julho de 2022 · Temas: ,

Cabe à Geografia no ensino básico e secundário, o debruço sobre o comportamento demográfico mundial e nacional. É dos temas que mais cativa os alunos, por aquilo que permite descobrir e questionar, e é um excelente ponto de partida para questões sociais e / ou ambientais. Quem, de nós, nunca ordenou os países mais populosos do mundo, pelo menos os primeiros, e até brincou com os valores astronómicos de alguns relativamente à nossa população, por exemplo. Agora, imagine-se um jovem curioso com a mesma vontade, e está encontrada a receita para um par de aulas  profícuas.


Isto, a propósito de uma pequena animação gráfica que nos mostra, inicialmente, a influência da revolução agrícola e industrial na dimensão demográfica de alguns países em finais do século XIX e, mais recentemente, nos anos 50 do século passado, a explosão demográfica onde se destacam a China, Índia e EUA.

Em suma, toda a animação é pode ser traduzida pelo parágrafo inicial do preâmbulo do relatório das Nações Unidas - Global Population Growth and Sustainable Development: «desde meados do século XX, a população mundial mais do que triplicou de tamanho, passando de cerca de 2,5 biliões em 1950 para 7,9 biliões em 2021. As projeções das Nações Unidas sugerem que o tamanho da população global pode crescer para 11 biliões até o final do século XXI, quando se espera que estabilize. Uma taxa de crescimento próxima de zero por volta de 2100 sinalizaria o fim da era atual de rápido crescimento populacional, que começou por volta de 1800 em algumas regiões e em meados do século XX numa escala global».

FONTES: NAÇÕES UNIDAS - DEPARTAMENTO DEMOGRÁFICO // VIDEO EEAGLI

Deixa um comentário