Um breve roteiro pelo Natal da ESL.

domingo, 24 de dezembro de 2017 · Temas:

Assentes no paganismo ou na moderna globalização, as decorações natalícias são a manifestação de uma tradição do mundo cristão ocidentalizado, moldado pelo povo. E se é irrelevante discutir o fundamento da data, astronómica, que a Igreja, à boleia da Saturnália e Brumália, festividades pagãs ligado nascimento do deus sol, no dia mais curto do ano, soube adaptar, sem mudanças no espírito e forma, interessa a mensagem. A forma, é apenas um veículo de a perpetuar.

_DSC3450

É sobre forma que este artigo brevíssimo artigo aborda, interpretando os diferentes estilos decorativos natalícios, que podemos encontrar na Escola Secundária da Lixa, neste Natal.

Comecemos pela entrada do edifício. Na reentrância, a E.B.1. recriou um belíssimo presépio, que contempla várias figuras da natividade, construídas com recurso a plantas e folhas de milho, pintadas a spray. Por sua vez, as portas vítreas do edifício foram decoradas com flocos de neve coloridos, e umas “Boas Festas” em letras brancas e estilizadas, numa autoria do Curso de Multimédia do Agrupamento, sob orientação do Professor Paulo Plácido.

_DSC3429

O hall da escola apresentou duas árvores de Natal, uma metálica, criada pelo Curso de Eletrotecnia, e outra, da autoria da Professora Ana Sequeira, que utilizou desperdícios de papel de embrulho plástico. Ambas, resultaram num belo efeito. Ainda no mesmo espaço, e do seu teto, é possível observar constelações de estrelas, que acompanham as flores que decoram e conquistam as colunas estruturais. São da autoria do Curso de Comércio, sob orientação da Professora Célia Costa.

_DSC3377

Os alunos também ajudaram. Numa tradição antiga, e no âmbito de EVT, há pequenos presépios para todos os gostos, numa multiplicidade de materiais usados. O Ensino Especial também deixou a sua marca, fixando a uma árvore de algodão, estrelas e sinos almofadados.

_DSC3396

Já na Biblioteca da ESL, e numa autoria da Professora Fátima Carneiro, é possível observar uns divertidos e garridos Pais Natal, que contrastam com os dourados bíblicos da Família, ou os sépias da árvore que descende do alto, pontuada com elementos decorativos que apelam ao clima de outras latitudes. Feliz Natal!

_DSC3482

Deixa um comentário