Ontem e ainda hoje de manhã era muito difícil aceder aos congestionados servidores da NASA, devido aos milhões de acessos de internautas curiosos por observar uma das grandes fotografias dos últimos tempos: Plutão a cerca de 768 mil quilómetros de distância, fotografado pela sonda New Horizons, depois de uma viagem de 9 anos e 4800 milhões de quilómetros.
Segundo a NASA, esta imagem enviada pela sonda mostra-nos a cor aproximada do planeta onde sobressai uma mancha brilhante, informalmente denominada por “heart” (coração), que mede cerca de 1600 quilómetros.
A sonda aproximou-se ainda mais do planeta, esteve a cerca de 12 mil quilómetros, e obteve fotografias que deslumbram qualquer um e deterá os astro cientistas durante muito tempo. Mas a emoção promete continuar à medida que novas imagens da superfície do planeta e das suas 5 luas (Charon, Styx, Nix, Hydra e Kerberos) chegarem chegarem à Terra, num processo de sinais de rádio que demora cerca de nove horas, à razão de 1 quilobyte por segundo!
Fontes: www.theguardian.com // http://www.planetary.org/blogs/emily-lakdawalla/2015/ //