O engodo.

sexta-feira, 31 de maio de 2013 · Temas: , ,

Na passada terça-feira dizia-se assim nos jornais, na rádio e até na televisão: «em França, há quem fale que o próximo Verão na Europa será o mais frio dos últimos 200 anos», um engodo! A notícia fabricada pelo site francês La Chaine Météo, cumpriu perfeitamente a sua função e levou a imprensa, ávida de notícias fortes, a publicar (publicitar) a novidade meteorológica, e os portugueses, a adiar os seus planos de férias para outubro e novembro.

Engodo

Ora, a menos que este canal meteorológico francês possua uma bola de cristal com capacidades divinatórias, afirmar que o verão (que oficialmente só se inicia a 21 de junho) se adivinha fresco, é o mesmo que afirmar que a chave do euromilhões em agosto deverá incidir nos números pares.

No site do Instituto de Meteorologia (IPMA, I.P) refere-se que a «previsão até 10 dias, é […] uma previsão determinista ou seja, conhecendo o estado inicial da atmosfera, e as condições nas suas fronteiras, é possível prever qual vai ser o estado da atmosfera num instante futuro […] havendo uma diminuição do grau de confiança ao longo do tempo». Mais, a «previsão mensal elaborada pelo IPMA [deve] ser feita com reservas, visto que a partir da 2 semana não existe aptidão da previsão para os padrões de tempo de larga escala e o erro da previsão é igual ao de uma previsão baseada numa média climatológica». Por outras palavras, para previsões mensais, recorre-se a médias que ditam que no verão, por norma, as temperaturas são elevadas.


Fontes: Jornal Público no dia 28 de Maio/ www.ipma.pt / www.france.lachainemeteo.com

5 respostas a: “O engodo.”

  1. A verdade é que o clima este ano anda um pouco estranho, num dia chuvas fortes, no outro altas temperaturas. Está um clima irregular, mas como está no texto, é praticamente impossível saber como será o verão este ano.
    Como diz a própria definição de clima, as previsões têm de ter a média das temperaturas de no mínimo 30 anos para se conseguir fazer uma estimativa, e como o professor disse "por norma, as temperaturas são elevadas". :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem Diana! Disseste e disseste bem, o "tempo" anda estranho este ano. Mas daí até afirmar que este verão venha a ser o mais frio dos últimos 200 anos, vai uma grande diferença. Pelo que pude apurar, a temperatura média de maio é inferior à média climatológica, mas em abril e março foi superior, isto apesar da muita chuva.

      Eliminar
  2. Resumindo, tudo não passou de uma clara estratégia de marketing feita pelo site Francês que foi altamente publicitado pela imprensa. "E mataram dois coelhos numa só cajada", como diria a máxima popular, visto que muitas das pessoas acabaram por adiar as férias para os ditos meses quentes deste ano (Outubro e Novembro), combatendo assim outro problema, que é a fixação de pessoas em regiões mais quentes e propícias ao turismo balnear em apenas épocas mais quentes!

    ResponderEliminar
  3. Não nos podemos esquecer zézé que o turismo balnear é uma das razões que dá reconhecimento e prestígio ao nosso país e caso esta previsão aconteça teremos algumas consequências negativas principalmente a nível económico. Mas a verdade é que além do clima ser estranho , irregular ele é também de extremos.

    ResponderEliminar
  4. Umhhh! Mas mesmo que "profecia" se confirme, ainda resta muita coisa para fazer em férias. Ainda esta semana enchi-me de orgulho com o Optimus Primavera Sound, realizado no parque da Cidade do Porto, que atraiu milhares de estrangeiros, e foi apelidado como um dos mais belos Festivais de música do mundo.

    ResponderEliminar