A nossa dimensão.

sexta-feira, 24 de maio de 2013 · Temas: ,

Quando se faz descobrir o mundo, é natural o espanto causado pela dimensão de certos países. Há na verdade países enormes, outros bem pequenos, e também de média dimensão comparativa, na qual o nosso país se situa.

Portugal possui uma área territorial de cerca de 92.212 quilómetros quadrados (este número poderá variar segundo determinadas fontes) o que nos coloca  no 111º lugar em termos mundiais. Ainda assim, somos 1,41 vezes maior do que a Lituânia ou 1,31 vezes comparativamente à República da Irlanda. Mas o caso muda de figura se nos compararmos com gigantes europeus tais como a França (6,87 vezes maior), Espanha (5,49 vezes maior) ou com o maior país do mundo: a Rússia (185,87 vezes maior)!

Portugal Rússia

Ora, estas comparações podem ser realizadas com o MapFight, uma ferramenta geográfica on-line de simples uso, e que merece uma visita curiosa.

5 respostas a: “A nossa dimensão.”

  1. A Rússia é de facto um país monstro!

    ResponderEliminar
  2. Na minha opinião não interessa o tamanho de um país mas sim a qualidade existente lá . Não é por tal coisa que nos temos de sentir inferiores aos outros , funciona como a lógica da mulher e da sardinha ahahah :))

    ResponderEliminar
  3. Ou seja, a "qualidade" do povo e daquilo que ele faz com o seu espaço ;)

    ResponderEliminar
  4. Concordo com a Diana, devemos deste modo, estar preocupados com as qualidades do nosso povo e não com as nossas dimensões espaciais. E com pessoas como eu, a dimensão do país fica em segundo plano e é irrelevante ahahaahahah xD.

    ResponderEliminar
  5. Concordo com o que foi dito anteriormente. Não devemos julgar um país pelo tamanho mas sim pela qualidade. As fronteiras podem mudar mas o "interior" do país tem tendência a melhorar apenas.

    ResponderEliminar