Os códigos 2D.

segunda-feira, 19 de março de 2012 · Temas:

Um código 2D é uma imagem gráfica que armazena informação horizontal, ou seja, uma dimensão, tal como fazem os famosos códigos de barra (muito úteis nas caixas de um supermercado) e também vertical, constituindo-se deste modo, em códigos de 2 dimensões.

Como resultado, um código 2D (ou QR Code – Quick Response Code), pode conter até 7089 caracteres, significativamente mais do que os 20 carateres que um código de barras (unidimensional) pode conter.

Refira-se que estes 2D Codes foram criados pela Denso Wave, uma subsidiária da Toyota, que os usou pela primeira vez já em 1994, para identificar os veículos ao longo do seu processo de fabrico.

Ora, com a massificação dos smartfones ou telemóveis de última geração, aliados a um acesso fácil da Internet móvel, o uso destes QR Codes tem vindo a massificar-se e é frequente vê-los a acompanhar publicidade variada, produtos alimentares ou mesmo artigos de revistas e jornais. Assim, a sua leitura efetuada através de uma fotografia e interpretada por um software instalado num telemóvel, permite o acesso rápido quer a uma mensagem informativa ou a um sítio de internet, constituindo-se assim numa forma extra de promoção de marcas e / ou divulgação de informação.

É talvez mais uma moda que mais tarde ou mais cedo passará. Contudo, e por agora, está difundir-se com toda a força e os grandes eventos que estes ano se realizam, tal como o Campeonato Europeu de Futebol e os Jogos Olímpicos, não lhe devem escapar. Fiquem atentos!

Como era de prever, o Geopalavras não é alheio a estas modas e gerou o seu próprio 2D Code que abaixo se apresenta. Trata-se de uma codificação do link do RSS do Geopalavras, por outras palavras, a sua versão simplificada.

2D Code Geopalavras

Para poderes ler o 2D Code necessitas de instalar um software no teu telemóvel. Para isso existem várias possibilidades gratuitas, tais como o neonreader  ou o kaywa reader. Se inclusivamente quiseres criar o teu próprio 2D Code, tens a possibilidade de o fazer no seguinte local gerador de 2D Codes.

Depois de os conceberes, as suas possibilidades de utilização são imensas! Podes, por exemplo, criar uma mensagem amorosa, complementar um trabalho de Geografia, anexá-lo a uma fotografia (com a data e lugar) ou, se não fores muito estudioso, usá-los para “copianços” nos testes (esta última possibilidade deverá ser utilizadas apenas por profissionais, por isso não tentes isto em casa…).

Surpresa


Fontes:

- Wikipédia - QR code.

- http://www.adams1.com/stack.html

- http://reader.kaywa.com/

2 respostas a: “Os códigos 2D.”

  1. O Geopalavras sempre à inovar...
    Prometo que vou experimentar em breve e depois escrevo aqui um comentário.

    ResponderEliminar
  2. Ando a ficar paranóico com estes 2D Codes... para onde quer que eu olhe, imagino um código... Aliás, quando vejo a minha querida canalhinha do E e do F nas aulas só vejo códigos... infelizmente a rondar o 10! Enfim!

    ResponderEliminar