Dia Mundial da Filosofia.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010 · Temas: ,

Assinalou-se, no passado dia 18 deste mês, o Dia Mundial da Filosofia. Esta data, instituída pela UNESCO desde 2002, é assinalada na sempre terceira quinta-feira do mês de Novembro.

Mais do que nunca, este saber assume-se nos dias de hoje, de extrema importância e necessidade. De facto, neste mundo agitado e extremamente conturbado, o pensamento, o diálogo e a reflexão são vitais na aproximação das Culturas e na busca da paz que, antes de mais, se constrói na «mente dos seres humanos».

Pessoalmente, há um pensamento que transporto há anos, desde que despertei, e que molda a minha maneira de agir e pensar. Baseia-se no falsificacionismo de Karl Popper e é mais ou menos assim: perante um problema avançamos com uma solução; esta pode não ser a melhor, mas é uma solução; de seguida criticámo-la na tentativa de conceber uma melhor e assim se vai evoluindo. Ora, eu aplico isto em todos os aspectos da vida. Desde o simples acto de escrever e criar à mais banal das situações quotidianas como por exemplo cozinhar! Experimentem.


Nota: As fotos reportam a excelente instalação artística levada a cabo pelo grupo disciplinar de Filosofia no Bloco 2 da ESL, na sinalização da data, e um teatro evocativo da mesma.

2 respostas a: “Dia Mundial da Filosofia.”