A água, o que seremos sem ela…..

sábado, 5 de junho de 2010 · Temas: ,

De há uns anos para cá, temos assistido a uma maior sensibilização da população acerca do aproveitamento da água. Isto tudo através de campanhas publicitárias, cartazes, entre outros. Infelizmente, andamos sempre demasiado ocupados para prestar atenção a esses anúncios ou simplesmente não nos importamos com o estado dos recursos hídricos.

A água é um recurso natural muito importante para a vida na Terra. A água pode ser encontrada em diferentes estados: sólido (glaciares e icebergues), líquido (rios, lagos, mares e oceanos) e gasoso (atmosfera). As reservas de água podem ser superficiais e subterrâneas. E, segundo a sua composição química, a água pode ser doce ou salgada. Da totalidade de água existente nos diferentes reservatórios da hidrosfera, apenas um terço da água doce pode ser utilizada pelo Ser Humano.

Distribuição da Água na Terra.
A verdade é que esta terça parte de água doce que pode ser utilizada pelo Ser Humano, tem vindo a diminuir. Isto devido a poluição hídrica, provocada pela descarga dos efluentes domésticos, industriais e agro-pecuários e à eutrofização, consequência da descarga de efluentes nos rios, lagos e oceanos. Para além disto, há outros problemas a nível ambiental como a salinização, entre outros, que contribuem para a poluição da maior parte dos recursos hídricos que podem ser consumidos pelo Homem.

Mas, infelizmente, apesar das muitas medidas adoptadas pelo governo para resolver ou diminuir alguns dos problemas dos recursos hídricos, ainda não há uma consciencialização da população relativamente a estes problemas, principalmente das populações rurais.

O futuro da água e do planeta depende de mim e de todos os outros….. É por isso que deixo aqui uma apresentação em power point, cuja autoria desconheço, mas que nos alerta para os perigos do futuro, que enfrentaremos face à escassez de água…

- Maria Irene Vieira Ribeiro - 10ºE.

Deixa um comentário