Há muito tempo que não publicamos nenhum artigo no Geopalavras, e não se tratou de preguiça ou falta de tema. O problema está no tempo, essa coisa veloz que nos tem dificultado abraçar, devidamente, tudo em que nos envolvemos e, talvez mais importante, contagiar quem nos rodeia com tal. Não obstante, o nosso blogue intergeracional continua, até porque não é totalmente nosso, é também dos seus protagonistas que o alimentam, muitos deles, assíduos na sua leitura.
Dito isto, passemos ao tema do artigo, a gigafoto sul obtida a partir da cobertura da ESL, que aprendemos criar depois de muita leitura e pesquisa na internet, a par de experimentação de software. É composta por 73 fotografias individuais de alta resolução, em zoom máximo, obtidas com uma Nikon 7500, do alto de uma vista desafogada de obstáculos.
Aquelas fotos são apenas uma parte de um conjunto maior, que obtivemos sequencialmente, ao longo de 360º, que serviram para realizar esta vista sul, e outra, norte, que em breve publicaremos.
Experimentamos vários programas de edição de gigafotos, mas acabamos por cair no Hugin, que além de gratuito, possui muito potencial de edição. Tentamos igualmente várias formas de publicação, mas acabamos por cair no EasyZoom, um site de alojamento apropriado para este tipo de trabalho, com várias modalidades de adesão, uma delas, gratuita (onde publicamos este nosso trabalho). Em breve faremos o mesmo com a vista norte.