A temperatura de junho na rede AEL.

quarta-feira, 7 de julho de 2021 · Temas:

Lentamente, mas a tomar forma, a rede de estações meteorológicas AEL começam a permitir algum tipo de análise comparativa diferentes daquela, mais linear, que havíamos feito até ao momento. Centrando-nos apenas na variável temperatura, ocorrida ao longo do passado mês de junho, verificámos que as médias térmicas diárias da ESL são sempre superiores às verificadas, em período idêntico, no Monverde. A média do mês da primeira, situou-se nos 20,6ºC e, da segunda, nos 18,1ºC. Uma diferença assinalável, registada em estações meteorológicas geograficamente muito próximas, mas em contextos diferentes (a primeira em meio urbano e a segunda em plena vinha com vários hectares); algo que poderá induzir a algum tipo de investigação futura sobre o impacto do contexto vegetal / altitude na manifestação térmica desta região.

Não obstante a diferença, a temperatura média do mês na estação da secundária esteve de acordo com a período de referência. Inclusivamente, foi mais baixa em cerca de 0,3ºC, apesar dos valores de temperatura ocorridos no contexto europeu se terem apresentado bastante elevados.

No que tocante à amplitude média mensal, verificou-se que tanto no que respeita às máximas, quer nas mínimas, a diferença média foi muito aproximada, 2,6ºC e 2,5ºC de amplitude, respetivamente. Ou seja, o intervalo de temperaturas entre as duas estações não parece sobressair por nenhum dos extremos, e alinha com a diferença encontrada entre as duas estações nas suas temperaturas médias.

Deixa um comentário