Faz stickers para o WhatsApp.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018 · Temas: , ,

Convencemos o Vald a entrar no estúdio que improvisamos na biblioteca da ESL e, em macro, e com ele fizemos várias fotografias para criar stickers personalizados para o WhatsApp. Vá lá que ele não sabia da tortura que o esperava…

A1

Os stickers são uma introdução recente do WhatsApp, e uma variação aos smiles e ou gifs animados. Inclusivamente, e tal como vamos demonstrar, podemos criá-los e utilizá-los em conversas, utilizando para tal simples fotografias editadas no PowerPoint, e o recurso à app Criar Stickers, gratuita na sua versão base. Mas, quem quiser mais, pode até criar um miniestúdio, necessitando apenas de uma cartolina branca, um projetor de luz, fita-cola, um telemóvel, paciência e gosto. Ora…

2A

O candeeiro articulado, comprado no Ikea, permite iluminar o objeto de diferentes ângulos, permitindo vários tons de luz e, por isso, ambientes. Se não houver um foco de luz assim, uma lanterna deverá, se bem posicionada, servir para o efeito.

3A

Um dos truques da fotografia reside em esconder aquilo não se quer fotografado, torcendo e distorcendo, iludindo a imagem e o observador. No fundo, trata-se do trabalho de estúdio no seu melhor, aquele que recorre a artifícios com um propósito. Neste caso, esprememos o pobre do Vlad com uma mola de roupa, fazendo-o mostrar a sua faceta mais divertida, aquela dos olhos fora de órbita.

4A

As fotos podem posteriormente ser trabalhadas nos mais variados programas. O PowerPoint, por exemplo, é de uso intuitivo e fácil. Apostamos nele para realizar as stickers com o Vlad, visto possuir uma ferramenta de recorte do fundo da foto. Neste caso, e por ser de tom claro e sobretudo homogénea, o trabalho é fácil.

5A

A ferramenta é automática e o resultado tanto melhor quanto melhor a homogeneidade do fundo. Há outros programas bem mais sofisticados no recorte do fundo da imagem, tal como é o Photoshop, mas de uso bem mais complexo.

6A

Depois, é uma questão de gosto e imaginação. Resolvemos criar um Vlad medricas e procurarmos imagens na Internet (png´s) alusivas ao estado. Na verdade, o nosso amigo nunca teve tanto medo na vida…

7A

Por último, juntar todas as imagens criadas numa pasta do telemóvel e, com o Criar Stickers ir adicionando cada uma, de modo a constituir uma coleção. Inclusivamente, é possível partilhar a coleção criada com a rede de contactos do WhatsApp.

8A


Deixa um comentário