Abrigo solar (3ª parte).

segunda-feira, 8 de outubro de 2018 · Temas: ,

Damos por concluída a intervenção recente na estação meteorológica da ESL, para a qual criamos um abrigo da radiação solar.  Deslocamos ligeiramente o seu posicionamento, não tendo sob si a superfície de lajes de betão que constituem a quase totalidade dos telhados (terraços) dos edifícios da ESL, e cuja inércia térmica interferia nas leituras das temperaturas registadas. Situa-se agora a cerca de 1 metro de distância do edifício, em pleno ar, suspensa por um tubo de aço inoxidável.

Estação meteorológia da Escola Secundária da Lixa

Ajustamos também a altitude do barómetro (cerca de 390 metros), a conselho do Alexandre Silva (meteopt), que amavelmente nos contactou e aconselhou (no fundo relembrou). Deu-se assim realidade aos valores da pressão atmosférica registados.

COMPORTAMENTO TÉRMICO E PONDO DE SATURAÇÃO DO DIA 6 DE OUTUBRO DE 2018 E 2016

Procedemos também a uma análise do comportamento térmico diário da temperatura registado pela estação. Nota-se, como prevíamos, menos oscilações térmicas visto o termómetro não ser agora sujeito à influência direta da radiação solar e vento. As duas curvas térmicas acima descritas, referem-se a dois dias análogos, 6 de outubro, de 2018 e 2016, respetivamente. Na segunda, e no período de maior calor, verificam-se micro oscilações de 1ºC a 2ºC, devido às causas acima apontadas.

Comparativo de temperaturas

Por último, comparamos para o mesmo dia 6 de outubro de 2018, 3 variáveis: temperatura máxima, média e mínima, entre 8 estações meteorológicas geograficamente aproximadas, uma das quais, a nossa. Se no passado as máximas diárias ultrapassavam a segunda média mais baixa em cerca de 4 a 5 graus celsius, hoje, com as intervenções realizadas: registamos a média mais elevada, a par de Guimarães (IMINHOGU2), em cerca de 1 a 2 graus celsius. Por sua vez, e muito notória, é a temperatura máxima, que neste dia foi apenas a quarta mais quente.

Em suma, os valores térmicos registados parecem agora mais em conformidade com as restantes estações meteorológicas do contexto regional. O abrigo da radiação solar e o novo posicionamento da estação, assim o ditaram.


Deixa um comentário