A falta de horas de sono dos alunos.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011 · Temas: ,

A falta de horas de sono é um facto de grande evidência dentro de uma sala aula. É nítido no rosto, desconcentração e apatia, que há muitas horas de sono em débito, trocadas pelos abusos de uma televisão tardia, pelos jogos de computador e sobretudo pela troca de mensagens nas redes sociais. Aliás, na escrita deste artigo, vasculhei um pouco dos “facebooks” de alguns dos meus alunos e, pasme-se (ou não), encontrei diálogos muito edificantes… estabelecidos às 4 horas da manhã, o que atendendo à hora de entrada nas aulas do dia seguinte, corresponderá a umas míseras 3 a 4 horas de sono.

Calvin e Hobbes Dormir

Ora, é sabido dos graves prejuízos em que a falta de horas de sono e descanso se traduz. Cansaço e sonolência, irritabilidade, desatenção e dificuldade de concentração, são apenas alguns dos sintomas de uma ou várias noites de pouco sono que, a longo prazo, afetam seriamente a saúde. De facto, é durante o período de sono que se verifica a produção de hormonas «que desempenham papéis vitais no organismo». Um exemplo é a hormona do crescimento, que contribui para o desenvolvimento muscular, evita a acumulação de gordura, melhora o desempenho físico e combate a osteoporose.

Mas não é tudo. Para além de ser importante respeitar a nossa dose diária de horas de sono (que varia de indivíduo para indivíduo), temos de saber adormecer. Segundo Marta Gonçalves, médica especialista em sono no Hospital de S. João, «é preciso mudar atitudes em relação ao sono, deixando que o sono aconteça sem uma pressão excessiva para tal”. Para isso, devemo-nos deitar apenas quando temos sono e não fazer nada de estimulante na véspera de ir dormir. O quarto deverá ser encarado como o sítio para dormir e não deverá possuir “tentações” estimulantes como a televisão, o computador ou o telemóvel, passíveis de perturbar a indução do sono.


Fontes:

4 respostas a: “A falta de horas de sono dos alunos.”

  1. POISS -.- bom post... mas como o próprio stor disse: "...encontrei diálogos muito edificantes… estabelecidos às 4 horas da manhã..." está provado que não é sempre,só muito raramente :p
    Todos nos (alunos) sabemos que temos de acordar cedo para ter aulas (o que é uma maravilha --')
    por isso nos deitamos cedinho :)

    não seja mau stor e não nos difame :)

    ResponderEliminar
  2. Eu apenas constato factos e é garantido que vocês valem muito mais quando estão "fresquinhos". Durmam.

    ResponderEliminar
  3. Acho a opinião de ambos certa , mas aqueles alunos que moram longe e chegam a casa tarde , e que de manhã tem de se por a pé cedo devem chegar a um certo ponto que nem se mantem em pé , e não tem nada haver com as distrações que tem no quarto.
    Mas uma boa noite de sono , faz bem a saúde e se soubemos gerir o tempo comseguimos dormir as horas que devemos.

    assinado : Sabrina

    ResponderEliminar