Exposição Recordar.

domingo, 5 de junho de 2011 · Temas: , ,

«[…] todo o cerimonial exclui a pergunta.

Não se interroga o rei no seu trono, o general na parada, o Deus na sua glória.»

- Agustina Bessa-Luís, Dicionário Imperfeito.

Foi difícil, confesso, escrever sobre esta exposição. Se o resultado da obra, erguida conjuntamente com aqueles que constituem o seu próprio tema, é alento bastante, não deixa de ser com o peso da saudade que os vejo quase, quase a partir. Recordar 2005-2006

A exposição cobre seis anos lectivos e acompanha sobretudo, a geração que, desde 2005, estudou na Escola Secundária da Lixa os seis anos de ensino básico e secundário. Com rigor, há uma série de actividades, de cariz mais pessoal, retractadas nas fotografias, mas que não deixam de ser uma peça importante na memória colectiva da nossa escola e sobretudo na dos alunos retratados.

As fotografias aqui expostas, encontram-se agrupadas por anos lectivos. Neste sítio, e por razões óbvias, o número de fotos seleccionadas é incomparavelmente superior às patentes na Exposição Recordar - Bloco 2 da ESL  de 6 a 11 de Junho de 2011. Estão também disponíveis para consulta e download e posteriormente serão arquivadas aqui, e no acervo digital de fotografia e vídeo, disponível na Página Web da escola.

Para a exposição física, uma das tarefas mais difíceis de realizar foi a selecção das fotografias. Projectamos um número, cerca de 300, que apenas representa uma ínfima parte das milhares obtidas no período em causa. Nesta selecção afastei-me, e a mesma ficou ao cargo dos obreiros e co-autores desta exposição, os Photo5, uma equipa constituída pela Cátia, a Mariana, a Melanie, o Filipe e a Susana. O seu olhar pelas fotos e a sua selecção foi muito importante porque afinal “só se vê bem com o coração”.

Já o escrevi algures, volto a repetir. Esta geração não é assim por acaso. Basta olhar para o fio condutor, expresso nas fotografias, e conseguimos vislumbrar logo desde o início, um denominador comum: o poder e a mestria do saber fazer, traduzível nas inúmeras actividades retractadas. É por isto que custa. Custa muito. Contudo, “no fim tu hás de ver que as coisas mais leves são as únicas que o vento não conseguiu levar […]”.

Fica, para já, o ano lectivo de 2005 – 2006. Os restantes serão publicados ao longo da semana.

A todos os que estiveram presentes ou colaboraram na montagem da exposição:

Grupo Eureka 12ºC; Grupo Rádio Escola; Grupo 20Ajudar 12ºC; Hélder Martins; Marco Teixeira; Luís Sousa; Diogo Carvalho; Camilo Rebelo; Sérgio Sorte; João Pinto; Daniela Bessa; Jorge Ribeiro; Cátia Duarte; João Teixeira; Márcio Teixeira; Sofia Cardoso; Tiago Sampaio; Pedro Macedo; Álvaro Cardoso; Rui Pinto; Marco Carvalho; João Correia; Sérgio Peixoto; Joaquim Fernandes; Adriana Filipa; Priscila Monteiro; Luciana Lopes; Daniela Mendes; Pedro Ribeiro; Rute Sousa; Tiago Ribeiro; João Ribeiro; D. Olga Leal (pela ajuda, colaboração e paciência); D. Rosa Ferreira; Sr. Armindo (pela disponibilidade); D. Ana Lúcia; D. Josélia Cunha; Prof. Ana Adelaide; Professor Carlos Eduardo (autor das fotos do nevão na ESL em 2009); Professor Armindo (pelo acolhimento da ideia).

O nosso obrigado.

3 respostas a: “Exposição Recordar.”

  1. Professor Pedro,
    o nosso Muito Obrigada pela disponibilidade, pela entrega, pela excelência...enfim por existir na nossa escola e... torná-la "viva".
    Célia Vaz

    ResponderEliminar
  2. É com muita saudade que recordo estas fotos nas quais vejo pessoas que, tal como eu cresceram e fizeram parte das varias geraçoes que passaram pela secundária.
    Foram para mim, cinco anos de muita Amizade, Convivio e muito bom ambiente entre os professores, alunos e funcionários.
    A secundária guarda de todos nós muitos momentos, e é isso que estas fotos transparecem...
    Resta a saudade, que é muita e ficam as lembranças.
    (parabéns pela iniciativa)
    AL*

    ResponderEliminar